Por Nicole Almeida Em RMVale Atualizada em 28 ABR 2020 - 10H03

Saiba como diferenciar os reflexos do tempo seco dos possíveis sintomas de coronavírus

Médico intensivista e especialista em cirurgia do aparelho respiratório esclarece dúvidas mais recorrentes neste período do ano

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Médico intensivista e especialista em cirurgia do aparelho respiratório José Maurício dos Santos


Sem chuva e com temperaturas baixas, os últimos dias têm sido caracterizados pelo clima seco e baixa umidade relativa do ar na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Já é esperado que essas características reflitam na saúde das pessoas, mas em época de pandemia do novo coronavírus, você sabe como diferenciar os reflexos do tempo seco e os possíveis sintomas da Covid-19?

Em entrevista ao Portal Meon, o médico intensivista e especialista em cirurgia do aparelho respiratório José Maurício dos Santos esclarece algumas dúvidas.

• O tempo seco realmente aumenta o número de casos de doenças, como gripe e outros problemas respiratórios?

˜Sim, no clima seco ocorre uma suspensão de partículas de poluição no ar. A via aérea tem como defesa a umidificação da via aérea. Ela é úmida por dentro, e no clima seco ocorre a sequidão dela, propiciando momentos de infecções respiratórias, casos de asma, rinite, inclusive alguns pacientes chegam a ter sangramento nasal˜.

• Em meio à pandemia do novo coronavírus, como diferenciar os sintomas que podem ser aflorados pelo tempo seco, e os sintomas da Covid-19?

˜Os sintomas são bem distintos. Os sintomas do Covid-19 são sintomas de gripe como mialgia, dores pelo corpo, dores articulares e febre. Os sintomas de inflamações de vias aéreas como crises de asma e crises de rinite, são sintomas mais leves, como tosse, coriza nasal, sequidão do nariz, espirros, e etc˜. 

• Quais são os maiores reflexos do tempo seco na saúde das pessoas?

˜Os reflexos mais comuns são as crises de asma, espirros, crises de rinite, tosse seca, tudo isso causado pelo tempo seco na via aérea facilita o número de infecções. As infecções da via área mais comuns são sinusites, rinites, amigdalites, faringites e pneumonites˜.

• Como as pessoas podem se precaver de doenças nessa época do ano?

˜Tomando medidas simples como evitar levantar poeira, por exemplo, o ato de varrer a casa não deve ser feito apenas com a vassoura, mas sim com um pano úmido pra segurar a poeira; beber muito liquido; tomar de 10 a 15 minutos de sol ao 12h com pele despida mesmo, para aumentar a produção de vitamina C e D, e ingerir vitamina C também é bom. Nessa época, é fundamental aumentar a ingestão de água. A água é o maior fluidificante da via aérea, então quando você ingere bastante agua ela fica umidificada, aumentando sua defesa e proteção˜.

Tem mais dúvidas sobre o assunto? Mande pra nós em nossas redes sociais. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nicole Almeida, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.