RMVale

Saiba por que o Colágeno e a Coenzima Q10 são tão indicadas pelos profissionais de saúde.

Escrito por Meon

20 DEZ 2021 - 11H30

Reprodução/Unsplash

O colágeno e a coenzima Q10 são classificados como suplementos alimentares, porém vão muito além disso. De acordo com os médicos e especialistas, os benefícios extraídos pela combinação destas substâncias orgânicas vão desde a firmeza da pele até a prevenção de doenças degenerativas.

Apesar de ser comumente associado com o mercado estético, provou-se que o colágeno é, de fato, uma proteína fundamental à saúde dos músculos, dos tendões e dos ossos. Já a coenzima Q10 mostra sua importância a nível celular.

Os maus hábitos das pessoas em geral, como alimentação empobrecida de compostos nutricionais, o sedentarismo e os vícios, bem como a alta de expectativa de vida, provocaram um aumento das doenças associadas à morte das células. Por isso, tomar colágeno em conjunto com a Q10 tornou-se vital para a manutenção da saúde e uma vida boa até mesmo em idade avançada.

É preciso compreender a diferença entre proteína e coenzima, de modo a demonstrar a necessidade que o corpo tem de cada uma. Ademais, também é válido observar os motivos para que tanto o colágeno quanto a coenzima Q10 sejam tão especiais. Assim, será possível averiguar se vale ou não a pena a ingestão desse suplemento.

O que é o Colágeno e a Coenzima Q10?

O colágeno é uma proteína, a qual é produzida em nosso próprio corpo. A ação da proteína está relacionada à estrutura e construção de órgãos. Contudo, em virtude da ação do tempo, a produção dessa proteína diminui gradativamente, por isso, a suplementação é recomendada.

A perda de colágeno ocorre por volta dos 25 anos de idade, e torna-se cada vez mais agressiva conforme os anos passam, de forma que é a pele o primeiro tecido do corpo que mostra os sinais visíveis desse processo de decadência. A formação de rugas e flacidez é uma característica da falta de colágeno.

Já a coenzima Q10 é diferente. Sua ação não é de construção, mas de “quebra”, ou seja, de função energética, na prática, ela ajuda o metabolismo das células ao trazer energia para as mesmas. Está em diversos órgãos, com proeminência no coração, músculos, rins e fígado.

A mais recente descoberta relativa à coenzima Q10 dá conta do fato de ela ser um poderoso agente contra os radicais livres, isto é, contra o envelhecimento e morte das células. Essa decadência ocorre por conta do processo de oxidação das células.

Por qual motivo os dois são tão recomendados por muitos profissionais da saúde?

Tanto o colágeno quanto a coenzima Q10 atuam nas células do organismo, mas, enquanto um age estruturalmente, o outro age metabolicamente. É, de fato, ter o melhor dos dois mundos.

A ingestão do colágeno leva a uma multiplicação de suas proteínas, o que diminui seu déficit no corpo e com isso os efeitos danosos dessa perda. Já a ingestão da coenzima Q10 aumenta a capacidade energética do corpo, de modo a lutar contra os radicais livres que promovem a degeneração celular, inclusive das células da pele, dos músculos, ossos e tendões.

Tomar colágeno associado ao Q10 é uma forma de estruturar o corpo, ao mesmo tempo que ataca os agentes nocivos. É como formar um exército de células cuja defesa e ataque encontram-se em perfeita harmonia.

Para que serve?

Uma vez compreendidas as funções respectivas do colágeno e da coenzima Q10, é importante traçar as funções específicas de cada um dentro do organismo. Essa informação é especial, após o conhecimento de um como proteína e outro como enzima.

Colágeno

Existem 28 tipos de colágeno. Os mais conhecidos vão do colágeno I ao IV. É importante fazer essa diferenciação, pois cada uma dessas proteínas se encontra, e atua, em locais diferentes do corpo. O colágeno reveste partes do corpo, das mais externas, como a pele, até as camadas profundas, como órgãos, ossos e tendões.

As formas de colágeno mais consumidas atualmente visam os benefícios estéticos, onde a proteína se acumula nas células da pele e assim reforça o tecido para melhorar seu aspecto. E o segundo benefício mais procurado é a saúde muscular e óssea. O colágeno faz com que os tendões ganhem proteção e maior mobilidade, por isso é usado para prevenir doenças degenerativas como a osteoporose e a artrite.

Coenzima Q10

A capacidade metabólica da coenzima Q10 tem a função de fortalecer as células contra os agentes de seu envelhecimento. Esse processo é ainda mais preocupante ao se considerar o chamado “estresse oxidativo”. Basicamente, é uma condição onde as células se degeneram de maneira ainda mais rápida e violenta.

O estresse oxidativo é a causa do envelhecimento precoce e um dos motivos para o surgimento do câncer, mal de Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

Os cientistas ainda não descobriram a causa exata da oxidação, mas já afirmam com segurança que os fatores não são apenas genéticos. Má alimentação, vício em substâncias (como cigarro, álcool, medicamentos em excesso) e sedentarismo já são elencados como vilões da morte celular precoce.

Nesse contexto, descobriu-se a ação da coenzima Q10. Sua produção energética auxilia as células a realizarem um movimento contrário da oxidação, ou seja, as renova e previne o seu envelhecimento e morte.

Benefícios dos produtos

Ao saber o que são o colágeno e a coenzima Q10, bem como as funções que exercem no organismo, é possível traçar os benefícios ao corpo de uma maneira específica. Isso revela as particularidades vantajosas de cada um.

Colágeno

Os benefícios da suplementação de colágeno para a saúde do nosso corpo são os seguintes:

  • Previne a formação das rugas e marcas de expressão
  • Contribui para a elasticidade da pele
  • Estimula a produção de proteínas que trazem elasticidade à pele
  • Fortalece os ossos
  • Preenche tendões, o que impede o desgaste ósseo
  • Aumenta a massa muscular

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, portanto a sua reposição é extremamente valiosa.

Coenzima Q10

A coenzima Q10 traz inúmeros benefícios ao nosso organismo, por conta da sua ação energética.

  • Melhor performance na prática de atividade física
  • Reduz a fadiga
  • Previne e diminui o estresse oxidativo
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Melhora a função cerebral
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Previne doenças degenerativas e autoimunes

Essa coenzima, encontrada nas mitocôndrias, ou seja, dentro das células, é tida pelos cientistas atualmente como o maior agente protetor e combativo do corpo, no sentido de lutar contra a decadência celular.

Vale a pena?

O corpo humano é um organismo que, infelizmente, sofre um processo de decadência natural por conta da idade. No entanto, muitos fatores genéticos desconhecidos, bem como causas externas já estabelecidas, fazem com que o envelhecimento seja precoce e de má qualidade.

Infelizmente, as doenças degenerativas, causadas pelo estresse oxidativo das células, são uma realidade. Mas, sempre é possível usar de meios para combater esse mal. Os próprios médicos e especialistas recomendam a ingestão dessa proteína e coenzima, respectivamente. É a melhor forma de evitar uma vida de medicamentos e limitações, e ainda por cima manter a aparência de saúde e juventude.

Ao tomar a decisão de incorporar esse suplemento na rotina e colher todos os seus benefícios, é preciso buscar o melhor produto possível, aprovado e comprovado em sua eficácia.

O casamento entre colágeno e coenzima Q10 proporciona a oportunidade de envelhecer sem passar por tantos males. Ter uma pele firme, ossos saudáveis, mobilidade e independência para viver melhor é o maior benefício que esse simples suplemento pode trazer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.