RMVale

São José conquista Selo Internacional por excelência na arborização

Cidade tem mais de 50 mil árvores cadastradas

Escrito por Samantha Pinto

27 FEV 2024 - 16H40 (Atualizada em 27 FEV 2024 - 17H18)

Claudio Vieira/PMSJC

A excelência na administração do patrimônio arbóreo público elevou São José dos Campos à conquista, pelo quinto ano consecutivo, do selo internacional do Programa Tree Cities of The World.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Iniciado em 2019, este programa é promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e pela Fundação Arbor Day, ambas vinculadas à ONU, reconhecendo municípios que demonstram uma gestão eficaz e valorização da arborização urbana.

Além de São José dos Campos, outras 18 cidades brasileiras também foram honradas nesta edição.

O programa Arboriza São José engloba uma variedade de iniciativas visando à modernização e preservação do patrimônio arbóreo. Isso inclui plantio de mudas, avaliação preventiva das árvores em espaços públicos, emissão de laudos, registro digital do patrimônio arbóreo, treinamento técnico e conscientização ambiental.

Ademais, o programa promove a digitalização e integração de dados sobre o tema, permitindo aos cidadãos acessar todas as árvores registradas no portal Geosanja, e até mesmo interagir diretamente com elas através de QR Code.

Em virtude do reconhecido êxito do Arboriza São José, as principais organizações nacionais e internacionais que se dedicam ao assunto elegeram o município para sediar os principais eventos latino-americanos sobre arborização e florestas urbanas em 2024 e 2025.

Plano Municipal de Arborização Urbana

O Plano Municipal de Arborização Urbana é um dos principais instrumentos para o planejamento e gestão da arborização urbana do município, delineando diretrizes para sua implementação, como a seleção das espécies mais adequadas para plantio em áreas públicas, estabelecimento de metas para ampliação da arborização nas vias públicas dos bairros e identificação de áreas prioritárias para novos plantios.

Atualmente, o plano está em curso, prevendo o plantio de 5.000 árvores em todas as regiões da cidade.

A Prefeitura de São José dos Campos já cadastrou mais de 50 mil árvores em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes do município, o que representa 60% do patrimônio arbóreo público da cidade.

O objetivo é cadastrar todas as 80 mil árvores urbanas estimadas pelo Plano Municipal de Arborização. Desde junho de 2020, essas árvores estão sendo registradas e cada uma delas recebe uma placa de identificação com um número específico e QR Code, acessível por dispositivos móveis, como celulares e tablets conectados à internet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.