São José dos Campos completa 258 anos, neste domingo (27), com o título de cidade mais feliz do Estado de São Paulo e a segunda colocada do Brasil, com base em critérios da ONU. A lista com as 50 cidades mais felizes do país foi divulgada pela Revista Bula, com sede em Brasília. A cidade aparece em segundo lugar no ranking com 8,85 pontos.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
Menos de um décimo a frente, a cidade de Joinville, em Santa Catarina, é a primeira colocada, com 8.91. Curitiba (PR) fecha o pódio na terceira colocação, com 8.84. No top 50 das cidades mais felizes, São José dos Campos aparece na segunda colocação.
O estudo adaptou à realidade brasileira os critérios da World Happines Report (WHR), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que determina a qualidade de vida nas principais nações do mundo. A análise foi realizada com base nos indicadores de qualidade de vida, bem-estar social, saúde, educação e segurança.
Desenvolvimento e Inovação
A cidade de São José dos Campos é um dos principais municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e um dos maiores destaques no polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina, mas apesar disso, a cidade se resume a muito mais, sendo destaque também na educação, tradição, cultura, negócios, investimento, hotelaria, comércio, serviços e economia.
Considerada uma das melhores cidades para empreender de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), São José possui diversos núcleos de pesquisa cientifica e é beirado por uma zona rural que concentra 70% do território do município com áreas de proteção ambiental.
Apesar de ser uma cidade grande, desenvolvida e urbanizada, a harmonia com a natureza pode ser demonstrada através dos diversos parques que existem na cidade, como o Santos Dumont, Roberto Burle Marx, Ribeirão Vermelho e o Vicentina Aranha.
A população joseense também possui uma ótima iniciativa com a preservação de cultura, influenciada pela história da localidade. São José originou-se como aldeia e os indígenas foram os primeiros habitantes da chama - da “São José do Parahyba”. Só no ano de 1871 que a cidade recebeu o nome que ostenta até hoje.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI
O grande marco da cidade foi a chegada do sanatorial, o período de doença abriu as portas para intervenções urbanísticas e políticas públicas da cidade, transformando o município em um polo com políticas e desenvolvimento.
O sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina e hoje um dos parques mais conhecidos na cidade, foi um dos motivadores para o início da urbanização, aumentando a economia local.
A instalação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), hoje DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), estimulou o setor industrial por volta de 1950 e trouxe destaque para a cidade.
Outro período muito importante foi a construção do parque industrial em meados de 1960 e a criação da Embraer em 1969, que intensificou a chegada da tecnologia e inovação em São José. Localizada entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o município de São José dos Campos está bem próximo as praias, região serrana e diversos outros destinos turísticos do vale do paraíba.
Reconhecida como a primeira cidade inteligente do brasil e com sua magnífica colocação no ranking de melhores lugares para se viver no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) onde são analisados setores relacionados a qualidade de vida, educação, saneamento, segurança e saúde, São José dos Campos traz toda a infraestrutura das grandes metrópoles, sem perder a tranquilidade e beleza do interior.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.