RMVale

São José dos Campos retoma aulas presenciais nesta segunda-feira

Retorno acontece de forma gradual e não obrigatória

Escrito por Meon

08 FEV 2021 - 10H22 (Atualizada em 08 FEV 2021 - 11H22)

Divulgação/PMSJC

Após 11 meses fora das salas de aulas, os alunos da rede municipal de ensino de São José dos Campos voltaram às escolas nesta segunda-feira (8). Os estudantes enfrentam uma nova realidade nas unidades de ensino.

“Estamos acompanhando a retomada. As escolas estrão preparadas e tomando todos os cuidados. Esse retorno está sendo feito com muita cautela. Estamos com um protocolo de segurança desde o portão até a chegada a carteira e a entrada dos alunos foi fracionada para não gerar aglomeração e respeitar o distanciamento”, explicou Jhonis Santos, secretário de educação.

A retomada das aulas acontece de forma escalonada, com aulas presenciais apenas uma vez na semana e com 35% da capacidade de estudantes nas escolas. Desde o início da pandemia, em março de 2020, esta é a primeira vez que as escolas abrem as portas. Nesta primeira fase, a família que decide se a criança deve ou não assistir às aulas presenciais. “Nós entendemos que, neste momento, a família precisa ser parceira da escola. A gente precisa envolver a família para ter uma retomada com segurança, por isso cabe aos responsáveis decidir o retorno das crianças às escolas”, ressaltou o secretário de educação.

Os alunos do grupo de risco foram orientados a permanecer em casa e realizar as atividades de forma remota. Os professores que são do grupo de risco ficarão em um ambiente sem contato com os alunos.

De acordo com a Secretaria de Educação, a partir do dia 22 de fevereiro, as aulas serão ampliadas para dois dias na semana. “Estamos focados em fazer a primeira etapa da melhor forma, para depois a gente pensar nas próximas etapas. Queremos atender bem nossos alunos, funcionários e professores”, destacou Jhonis.

Medidas Sanitárias

A alimentação dos alunos será mantida em atividades presenciais e não presenciais. O transporte escolar irá respeitar o distanciamento social e terá higienização a cada viagem. Casos suspeitos e confirmados de covid entre alunos e servidores serão monitorados.

Todas as escolas municipais já possuem máscaras de tecidos para alunos, professores e equipe gestora, face shield (para professores e equipe gestora), tapetes sanitizantes e termômetro para medir a temperatura na entrada. O distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes será respeitado nos ambientes escolares.

As unidades escolares contam ainda com álcool em gel 70% e recebem o serviço de sanitização periodicamente. A empresa responsável pela limpeza das escolas elaborou um procedimento específico para os protocolos de higienização dos ambientes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...