RMVale

São José dos Campos sedia Simpósio de Ciência e Tecnologia

Science Symposium Business reúne empresas e educação

Escrito por Meon

18 MAR 2024 - 10H46 (Atualizada em 18 MAR 2024 - 14H37)

Sol Carvalho/Meon

Aconteceu neste sábado (16), em São José dos Campos a 3ª edição do Science Symposium Business, que reuniu institutos de pesquisa, universidades e empresas de tecnologia com o objetivo de estimular vocações nos estudantes da educação básica para as áreas de ciências e tecnologia.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

No Brasil o evento é realizado pelo Instituto Alpha Lumen em parceria com o The Michaellis Foundation for Global Education e conta com o apoio da NASA (National Aeronautics and Space Administration – agência espacial dos EUA), AEB (Agencia Espacial Brasileira); ITA (Instituto Tecnologico de Aeronáutica); USP ( Universidade de São Paulo); UNESP ( Universidade Estadual Paulista); UNIFESP ( Universidade Federal são Paulo); IMPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) dentre outros.

Segundo explica a fundadora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Villalonga Aguilera, o evento funciona como uma oportunidade no fomento da área de tecnologia e uma forma de estimular as oportunidades desse setor para as novas gerações. “Reunimos todos os atores da sociedade que têm relevância, que desenvolvem e constroem para que juntos possamos trabalhar pra que o futuro seja muito melhor que o presente”, completa.

Para o presidente da AEB, Marco Antônio Chamon, a partir de agora “praticamente todas as empresas” vão usar a tecnologia espacial no seu dia-a-dia. Ele exemplifica citando o aplicativo de geolocalização Wase, que usa tecnologia espacial e que é muito popular. “Tecnologia espacial não é só ir à lua. Ela está presente no cotidiano e estará cada vez mais”, explica.

Com o tema "Conexões para o Futuro", o Space Symposium Business reuniu líderes governamentais, fundações internacionais, e também contou com a participação de startups de tecnologia em painéis e mesas redondas. Foram discutidos temas desde a exploração espacial até a descarbonização da economia e a participação das mulheres em áreas de tecnologia. O evento também destacou o papel crucial das empresas na promoção da educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), fundamental para impulsionar a competitividade do Brasil no cenário global.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.