Ministro Manuel Heitor, de Portugal
Divulgação
Brasil e Portugal podem firmar parcerias na área de ciência e tecnologia. O ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, esteve nesta semana em São José dos Campos para identificar oportunidades de cooperação no projeto de um centro de pesquisa aeroespacial no arquipélago dos Açores, no Oceano Atlântico.
O encontro foi organizado pelo Parque Tecnológico de São José e reuniu representantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Ieamar (Instituto de Estudos Avançados do Mar), Cluster Aeroespacial e de Defesa, Embraer, Visiona e da Prefeitura Municipal.
“A cooperação científica entre Brasil e Portugal já é uma realidade, mas pode ser ainda maior. Vim para São José dos Campos, uma cidade conhecida por ser um polo aeroespacial e tecnológico, para avaliar se há interesse em desenvolver projetos conjuntos no Atlântico”, disse o ministro.
Previsto para ser inaugurado no próximo ano, o AIR Center (Azores International Research Center) contará, entre outras instalações, com um centro de lançamento espacial desenvolvido em parceria com a NASA (Agência Espacial Americana) e a ESA (Agência Espacial Europeia) para enviar satélites de baixo custo ao espaço.
“Ter uma base espacial no meio do Atlântico, numa localização muito favorável para esse tipo de lançamentos, é uma grande vantagem”, afirmou Heitor. “O Brasil é um dos países com maior presença do Atlântico, por isso, queremos fortalecer essa parceria”, acrescentou.
Além da base espacial, o AIR Center ainda terá laboratórios dedicados ao estudo do oceano e da atmosfera. Também será instalado um centro de computação para tratamento de dados.
“Temos em São José várias empresas e instituições que podem colaborar com os pesquisadores deste centro, a exemplo da Visiona, que está desenvolvendo o primeiro satélite de comunicação brasileiro. Já o Ieamar e o Cemaden podem contribuir com pesquisas e dados sobre o estudo dos oceanos e o monitoramento do clima”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Osman Cordeiro.
Centro nos Açores terá parcerias com agências da Europa e Estados Unidos
Divulgação
WhatsApp
Quer saber tudo sobre as cidades da região? Mande um WhatsApp para o número (12) 98218-4888 e passe a receber as principais notícias e informações da região no seu celular através do aplicativo.
Faça parte do grupo Meon, fique bem informado e convide seus amigos para participar também!
Informação de qualidade a um clique de distância.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.