Autoridades da Prefeitura de São José dos Campos participarão da COP30, que será realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro, levando à conferência internacional três importantes iniciativas de sustentabilidade, incluindo o projeto Cidade Carbono Neutro. As ações reforçam o protagonismo do município na agenda climática e ambiental no Brasil e no exterior.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
No início de novembro, representantes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade estiveram em Brasília para reuniões no Ministério do Meio Ambiente e na CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), onde apresentaram o projeto São José dos Campos Carbono Neutro, que busca tornar o município a primeira cidade carbono neutro do país.
Desde dezembro de 2024, São José participa de um projeto pioneiro voltado à neutralização das emissões de gases de efeito estufa e à criação de soluções inovadoras contra as mudanças climáticas. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a USP e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo), reunindo mais de 100 pesquisadores e 37 instituições — entre universidades nacionais e estrangeiras, empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
Modelo para o país
O projeto joseense inspirou uma nova iniciativa nacional, coordenada pela ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a CNBB.
Nos próximos três anos, o programa pretende que todos os municípios brasileiros elaborem seus inventários de emissões de gases de efeito estufa e capacitem equipes técnicas para desenvolver políticas locais de adaptação e resiliência climática.
Essa mobilização reforça a integração de São José dos Campos a redes nacionais e internacionais de ação climática, e está alinhada ao reconhecimento do grupo “Autoridades Municipais e de Governo Local (LGMA)”, que representa as cidades nas negociações globais da COP30.
Certificação internacional inédita
Durante a conferência, São José dos Campos também será anunciada como a primeira cidade do mundo certificada pela norma ISO 37125, voltada a indicadores ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).
A certificação será oficializada em um evento da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), no dia 17 de novembro, às 9h30, no auditório do CAU-SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), localizado na Zona Verde da COP30.
A norma ISO 37125 avalia práticas de sustentabilidade, gestão e governança urbana. O processo de certificação foi coordenado pelo Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, em parceria com a Prefeitura, e validado pela ABNT — um marco inédito no uso prático das normas ISO para planejamento urbano sustentável.
Com essa conquista, São José dos Campos consolida-se como referência internacional em desenvolvimento sustentável, inovação e gestão pública eficiente.
Fórum Conexão Vale do Paraíba reforça integração regional e o turismo como motor de desenvolvimento
Evento acontece dia 13 de novembro no PIT em São José
Jornal espanhol detona Neymar após derrota do Santos
Atacante do Santos voltou a ser alvo de duras críticas
Estudo aponta que falar mais de um idioma desacelera o envelhecimento
Pesquisa com 86 mil adultos europeus sugere que o multilinguismo está ligado à menor "idade biocomportamental"
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.