RMVale

São José: pais de pessoas com autismo protestam neste sábado

Grupo reivindica melhora no atendimento público oferecido aos autistas

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

01 ABR 2022 - 19H27

Reprodução

Um grupo de pais e mães de pessoas com autismo se reúne neste sábado (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, para reivindicar melhora no atendimento público oferecido aos filhos. A manifestação tem início às 10h, na Praça Afonso Pena, centro de São José dos Campos.

O anúncio da manifestação tem rodado as redes sociais e o grupo de WhatsApp com ao menos 230 responsáveis por autistas na cidade. Eles cobram da prefeitura, principalmente, agilidade no atendimento médico.

“Mães se queixam de espera de três anos por um neuro, clínico geral, terapeuta ocupacional, dentista. Existem casos de mães que estão há cinco anos esperando para passar com o filho numa fono”, disse Willians Pereira, de 44 anos, que é técnico em Química e pai de um garoto autista, de 13 anos de idade. 

Os pais também cobram atendimento individualizado e reclamam da falta de profissionais e com qualificação. “A prefeitura trata autismo como se fosse um programa de reabilitação, como se lidasse com alguém que teve AVC. Já teve relato de mãe que leva a criança para ser atendida pelo profissional e o profissional fala ‘mãe, acho que seu filho não tem autismo porque ele faz contato visual’. Olha a qualidade do profissional para atender o autista, isso quando o psiquiatra não chega e fala para a mãe que a culpa de ele estar daquele jeito é dela. A mãe, que já tem luta com o filho, com atendimento difícil, que não tem apoio da família, muitas vezes essa mãe é deixada pelo marido, tem que se virar para fazer de tudo pelo filho e ouvir besteiras desses tais profissionais”, desabafou Pereira.

Reprodução
Reprodução


Serviço Público

A Prefeitura de São José mantém a RIA (Rede de Inclusão do Autista), para identificar, monitorar e incluir munícipes diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos serviços públicos, conforme a necessidade de cada um. 100% dos autistas que integram a RIA são atendidos e acompanhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve.

Demais serviços incluem atendimento de saúde mental, atividades com fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais nas Unidades de Reabilitação, assim como o atendimento na Unidade de Especialidades em Saúde.

Multidisciplinar, a RIA envolve as secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Saúde, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida, e Mobilidade Urbana, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e entidades parceiras, pelas quais o serviço pode ser acessado pela população.

A administração capacita profissionais da rede municipal, de professores a médicos, e capacitou cerca de mil funcionários e colaboradores de shoppings.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.