RMVale

São José realiza ações no mês de conscientização do Autismo

Atividades começam nesta terça-feira (2)

Escrito por Meon

01 ABR 2024 - 14H40

Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos está organizando uma série de atividades ao longo do mês de abril para sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre o autismo.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

As iniciativas começam nesta terça (2), no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a partir das 7h, no Terminal Central. O objetivo é promover a compreensão e inclusão dos autistas em todos os ambientes, garantindo igualdade, respeito e cidadania.

A partir das 11h, a Prefeitura estará presente em um estande em um shopping na região sul, oferecendo informações sobre iniciativas como a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), a RIA (Rede de Inclusão ao Autista) e outros serviços de assistência.

No mesmo dia, o Arco da Inovação será iluminado em azul em homenagem aos dados. Essa prática, adotada desde 2008, visa chamar a atenção da sociedade para a causa.

No dia 4 de abril, a conscientização continuará na ECO (Estação de Conexão de Ônibus) dos Campos de São José, a partir das 7h.

No sábado, dia 6, o Parque Santos Dumont, na região central, será o local de sensibilização, onde o público receberá informações sobre a importância da inclusão e respeito às pessoas com TEA.

Além disso, estão programadas palestras e capacitações sobre autismo em empresas privadas, roupas e para serviços públicos, planejando capacitar todos para melhor atender e acolher crianças, adultos e familiares com TEA.

Ao longo do mês, serão realizadas ações inclusivas em todas as regiões da cidade e nos equipamentos de assistência social, como CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.

A CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) é uma ferramenta importante para a inclusão social. Facilita a identificação desse público, garantindo direitos e atendimento prioritário. Desde seu lançamento em 2021, 1.700 pessoas com TEA possuem uma carteirinha, conforme a Lei Federal 13.977/2020. A solicitação pode ser feita através do cadastro digital no site da Prefeitura.

São José dos Campos possui uma ampla rede de proteção e serviços para pessoas com deficiência, garantindo autonomia, sociabilidade, proteção e respeito. A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, através de um sistema de informação unificado que acompanha histórico de atividades e a inclusão em diversos serviços municipais, promovendo apoio integral às famílias.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.