São José dos Campos confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol em todo o Vale do Paraíba. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta sexta-feira (10). Além do caso confirmado, outros seis estão em investigação na cidade.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura, o paciente é um homem de 43 anos, etilista crônico, que ingeriu diversas bebidas alcoólicas em diferentes estabelecimentos do município entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Todos os locais foram vistoriados pela Vigilância Sanitária em conjunto com a Polícia Civil, que recolheu os produtos suspeitos para análise.
O homem apresentou sintomas como vômitos, hematêmese (vômito com sangue) e taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos). Ele foi internado no Hospital Municipal no dia 4 de outubro, recebeu medicação, realizou exames e recebeu alta no dia 6, após melhora do quadro clínico.
Com esse caso, a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza no Vale do Paraíba um caso confirmado e nove suspeitos de intoxicação por metanol. Outros cinco casos foram descartados após exames laboratoriais. Confira a distribuição:
Caraguatatuba: 1 em investigação e 2 descartados
Jacareí: 1 descartado
Lorena: 1 descartado
São José dos Campos: 1 confirmado, 6 em investigação e 1 descartado
São Sebastião: 1 em investigação
Segundo o governo estadual, esses oito casos são os únicos em investigação no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte
Em todo o estado de São Paulo, há 185 casos registrados, sendo 160 em investigação e 25 confirmados. Entre os confirmados, seis pacientes morreram em decorrência da intoxicação.
O metanol é um álcool de uso industrial presente em solventes e produtos químicos. Quando ingerido, é altamente tóxico. O fígado transforma a substância em compostos que afetam a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
A Polícia Civil investiga se os casos têm origem em garrafas de bebidas destiladas higienizadas com metanol — esta é a principal linha de apuração das autoridades.
Morador de Jacareí morre afogado em praia de Caraguá
Tragédia aconteceu na tarde deste sábado (8) na Martim de Sá
Marcos Pontes, formado pelo ITA, recebe premio #BrazilsBest Peace Award
Homenagem contou com a presença de 70 astronautas
São José realiza mais um Conexão Juventude neste domingo (9)
Evento gratuito acontece na zona sul a partir das 13h
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.