São José dos Campos confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol em todo o Vale do Paraíba. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta sexta-feira (10). Além do caso confirmado, outros seis estão em investigação na cidade.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura, o paciente é um homem de 43 anos, etilista crônico, que ingeriu diversas bebidas alcoólicas em diferentes estabelecimentos do município entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Todos os locais foram vistoriados pela Vigilância Sanitária em conjunto com a Polícia Civil, que recolheu os produtos suspeitos para análise.
O homem apresentou sintomas como vômitos, hematêmese (vômito com sangue) e taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos). Ele foi internado no Hospital Municipal no dia 4 de outubro, recebeu medicação, realizou exames e recebeu alta no dia 6, após melhora do quadro clínico.
Com esse caso, a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza no Vale do Paraíba um caso confirmado e nove suspeitos de intoxicação por metanol. Outros cinco casos foram descartados após exames laboratoriais. Confira a distribuição:
Caraguatatuba: 1 em investigação e 2 descartados
Jacareí: 1 descartado
Lorena: 1 descartado
São José dos Campos: 1 confirmado, 6 em investigação e 1 descartado
São Sebastião: 1 em investigação
Segundo o governo estadual, esses oito casos são os únicos em investigação no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte
Em todo o estado de São Paulo, há 185 casos registrados, sendo 160 em investigação e 25 confirmados. Entre os confirmados, seis pacientes morreram em decorrência da intoxicação.
O metanol é um álcool de uso industrial presente em solventes e produtos químicos. Quando ingerido, é altamente tóxico. O fígado transforma a substância em compostos que afetam a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
A Polícia Civil investiga se os casos têm origem em garrafas de bebidas destiladas higienizadas com metanol — esta é a principal linha de apuração das autoridades.
Fux pede vista no julgamento de Sergio Moro
Senador é julgado por calúnia contra Gilmar Mendes
SJC: Atletas ganham 40 medalhas no Brasil Open de Taekwondo
Competição aconteceu entre os dias 3 e 5 de outubro
SJC: Operação interdita distribuidora de bebidas clandestina
Operação aconteceu nesta sexta-feira (10) na zona sul
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.