Por Meon Em RMVale

São José vai avaliar e monitorar saúde das árvores de áreas urbanas

Cadastramento arbóreo começa até o final de julho

pode_de_arvores_sjc_prefeitura_divugacao

Equipe poda árvore em São José; em 2017 foram feitos cerca de 10 mil pedidos de poda e corte em toda a cidade

Divulgação/16FEV18/PMSJC


A Prefeitura de São José vai mapear, cadastrar e avaliar a saúde das árvores na área urbana da cidade. O objetivo é obter informações para o manejo e o planejamento arbóreo e, assim, evitar cortes e eventuais acidentes provocados por quedas. 

No ano passado, a Prefeitura de São José registrou 10 mil pedidos de cortes e podas de árvores, destes 15% foram aprovados e realizados em razão dos riscos que ofereciam. Árvores e galhos que caem sobre casas e carros ou enroscam em fios da rede elétrica e raízes que arrebentam calçadas estão entre as principais queixas dos moradores. 

Os trabalhos preventivos começam até o final deste mês de julho. Segundo a administração, cada árvore contará com uma ficha própria, com localização por georreferenciamento e dados sobre espécie, saúde, manutenção e data de plantio. 

O monitoramento e diagnóstico serão realizados  por meio de um software, que avaliará também o estado de conservação de árvores, com diagnóstico de possíveis doenças e acompanhamento do tratamento. Os casos mais críticos serão analisados internamente por tomografia computadorizada. Este exame mostra o tamanho e a localização de possíveis lesões nas árvores, além de analisar as raízes, por meio de método pouco invasivo.

Além do mapeamento e diagnóstico, a prefeitura pretende realizar o plantio de 400 mudas até o final deste ano.  As regiões leste, central e o  bairro Campos dos Alemães, na zona sul de São José, são as áreas que receberão atenção especial por serem as menos arborizadas ou com mais estruturas danificadas, segundo a administração. Já as mais arborizadas, como Vargem Grande, Banhado, Pousada do Vale e Interlagos, o objetivo é realizar a reposição das árvores. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.