RMVale

São José vai receber apoio do governo federal no combate à fome

Ação faz parte do 'Alimenta Cidades'

Escrito por Meon

28 MAR 2024 - 12H02

BBC

O governo federal anunciou uma relação de 59 cidades prioritárias para receber suporte técnico na luta contra a fome e na promoção de uma alimentação saudável. São José dos Campos foi a única cidade selecionada no Vale do Paraíba.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A iniciativa "Alimenta Cidades" foi divulgada através de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) datada desta quarta-feira (27). As cidades mencionadas têm a oportunidade de solicitar inclusão no programa até 15 de abril, visando a implementação das medidas até dezembro de 2026.

O g1 apurou que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ao determinar as cidades, considerou os dados do último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além das informações do Cadastro Único de programas sociais.

Foram estipulados três critérios para a seleção destes municípios:

-Estar localizado nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, com uma população de 300 mil habitantes ou mais;

-Ser a capital de uma unidade da federação;

-Estar situado nas regiões Sul ou Sudeste, com uma população de 300 mil habitantes ou mais, e, neste caso, estar entre os 20 municípios dessas regiões com as maiores populações em situação de rua.

Ações de combate à fome nas cidades:

Em dezembro do ano anterior, o governo federal estabeleceu a "Estratégia Nacional de Alimentação Saudável nas Cidades" com o objetivo de ampliar a disponibilidade de refeições saudáveis, reduzir o desperdício alimentar e promover o uso de resíduos como insumos em novas cadeias de produção de alimentos.

Em colaboração com os estados e municípios, a proposta visa fortalecer as cozinhas solidárias, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados por parte de crianças e adolescentes, e implementar atividades de educação alimentar nas escolas.

Uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto Fome Zero, a pedido do governo federal, indica uma diminuição no número de pessoas passando fome no país no último ano, em comparação com 2023. No entanto, de acordo com este estudo, ainda há cerca de 20 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar grave, ficando um dia ou mais sem alimentação adequada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.