RMVale

São Paulo lidera ranking mundial de poluição do ar

A capital paulista supera cidades como Lahore e Kinshasa em índice de qualidade do ar, considerado 'não saudável' pela IQAir; incêndios no estado agravam situação.

Escrito por Meon

10 SET 2024 - 14H39 (Atualizada em 10 SET 2024 - 15H03)

Meon

A cidade de São Paulo registrou o ar mais poluído do mundo nesta segunda-feira (9), de acordo com o ranking da agência suíça IQAir, que monitora a qualidade do ar em grandes cidades em tempo real. O índice de São Paulo superou o de cidades como Lahore, no Paquistão, e Kinshasa, na República Democrática do Congo, em uma lista que mede a qualidade do ar em cerca de 100 metrópoles ao redor do mundo.

O ranking é atualizado a cada hora e reflete a mediana do Índice de Qualidade do Ar (IQA) das estações de monitoramento em cada cidade. Nesta segunda-feira, a capital paulista foi classificada como tendo um ar 'não saudável', o que representa um risco à saúde pública. A classificação da IQAir varia de 'Bom' a 'Perigoso', e São Paulo se encontra entre as cidades com qualidade de ar mais comprometida no momento.

A situação é agravada por incêndios que afetam quase todo o estado. A Defesa Civil de São Paulo informou que nove cidades têm focos ativos de incêndio, o que contribui significativamente para o aumento da poluição atmosférica. O número de focos de calor em São Paulo aumentou em 386% entre janeiro e agosto deste ano, comparado ao mesmo período em 2023, afetando 8.049 propriedades rurais em 317 municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.