Por Meon Em RMVale

Prefeitos de São Sebastião e Ilhabela falam sobre melhorias e estratégias para travessia entre as cidades

Catamarã recém entregue pode transportar até 1.000 pedestres em 15 minutos, diz prefeito Felipe Augusto

ca2b88a6_82be_4cf2_bc52_628b75f5fbdf

A nova embarcação para pedestres foi entregue na última quarta-feira (23)

Foto/Meon

Com a chegada do verão, festas de final de ano e carnaval, os prefeitos do Litoral Norte são unânimes em acompanhar passo a passo as ações do governo estadual que, somadas às medidas municipais, garantam conforto e segurança ao turista. O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB) e a prefeita de Ilhabela Maria das Graças Ferreira a Gracinha (PSB) participaram da cerimônia de entrega de mais uma embarcação destinada à travessia de pedestres, nesta última quarta-feira (19)

Agora a travessia conta com dois catamarãs, exclusivo para pedestres, e sete balsas para transporte de veículos e pessoas, todas revisadas e em perfeitas condições de uso, como garantem os funcionários da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).

Além dos prefeitos, vereadores e secretários municipais, a entrega das embarcações contou com a presença de João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes, Milton Persoli, Secretário Executivo da pasta, João Luiz Lopes, diretor-presidente do Dersa, Paulo Oda, presidente do Porto de São Sebastião, e Wagner Goulart, Capitão de Fragata e Delegado da Capitania dos Portos.

As filas que castigam o turista e as cidades são uma grande preocupação e, como afirma o prefeito de São Sebastião, o transporte de pedestres minimiza o problema de forma significativa.

“É impressionante porque teremos cerca de 1.000 passageiros sendo transportados num período de 10 ou 15 minutos, num ambiente fechado, climatizado, seguro e ágil. Por outro lado, o usuário contará ainda com um estacionamento, localizado ao lado do deck de embarque e desembarque (bolsão) e com isso esperamos a melhoria do serviço, facilitando a mobilidade urbana e, claro, conforto para quem vem passar o final de semana aqui, diminuindo as filas que causam um grande transtorno para a cidade de São Sebastião”, disse Felipe Augusto.

O secretário executivo da Secretaria de Logística e Transportes, Milton Persoli, afirma que a operação da nova lancha faz parte de uma estratégia do Governo para melhorar não somente a travessia, mas também o trânsito em Ilhabela. As autoridades afirmam que há grande preocupação no grande fluxo de veículos na travessia por causar desconforto com as longas filas e horas de espera.

João Octaviano Machado Neto - Secretário de Logistica e transporte Estado de SP - Foto Meon

João Octaviano, secretário de transportes,           

e Gracinha Ferreira, prefeita de Ilhabela

Foto/Meon

“A ideia é que Ilhabela passe a usar mais a travessia para pedestres do que para veículos. E incentivar o uso de lanchas como essa é o mais adequado, porque a ilha tem uma estrutura viária limitada, que não consegue absorver esse volume de veículos. Então, um ou mais bolsões de veículos em São Sebastião, como o que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, é o ideal para que o turista aproveite as belezas da Ilhabela”, explicou o Secretário Executivo da Secretaria de Logística e Transporte, Milton Persoli.

A prefeita de Ilhabela destacou que “A chegada da LS-05 é uma importante conquista que deve trazer mais agilidade e conforto para os usuários nesta temporada de verão, quando triplica o número de pessoas nos municípios. A chegada é também uma das ações voltadas a reduzir a entrada de veículos na cidade e, assim, contribuir com a mobilidade urbana”.

O Secretário Estadual de Transporte e Logística, João Octaviano Machado Neto, afirmou que, a princípio, os pedestres não serão impedidos de utilizar as balsas convencionais e também, nesse verão, por orientação expressa do governador João Doria, não haverá cobrança pela travessia dos pedestres, o que deverá ser estudado após cadastramento de moradores feito pelas prefeituras.

whatsapp_image_2019_12_23_at_08_47_54_1

Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e secretário de Logística e Transporte, João Octaviano, na cabine de comando do catamarã

Foto/Meon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.