Por Letícia Dantas e Poliana Casemiro Em RMVale

SAP abre inquérito para apurar fuga de detento do Pemano de Tremembé

A Secretaria de Administração Penitenciária instaurou inquérito para investigar a fuga do detento que deixou o presídio enquanto realizava trabalho de capina na área externa do Pemano (Presídio Edgar Magalhães Noronha), em Tremembé, na última terça-feira (25). O preso foi recapturado minutos depois por policiais próximo à via Dutra.

Segundo a assessoria de imprensa da SAP, um Boletim de Ocorrência foi registrado e medidas cabíveis serão tomadas em relação ao detento, que cumpria pena em regime semiaberto. A Vara de Execuções Criminais também foi comunicada sobre o caso.

“As unidades penais de regime semiaberto não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha. A permanência do preso nesse regime se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade do que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão”, informou a assessora de imprensa da SAP.

Segundo a secretaria, os detentos que realizam os trabalhos no entorno da penitenciária são acompanhados por agentes de seguranças e o uso de tornozeleira eletrônica é feito apenas pelos que prestam serviços fora da unidade prisional. Os detentos do regime semiaberto são aqueles que apresentam boa conduta e que tenham cumprido pelo menos um sexto da pena em regime fechado.

A perseguição

A fuga do detento do Pemano foi alertada pelos seguranças do CDP (Centro de Detenção Provisória), que viram o momento em que o detento atravessou a cerca de arame e entrou em um carro ocupado por dois homens. A ação aconteceu por volta das 7h. Agentes penitenciários foram atrás do veículo com o furgão, mas não conseguiram deter.

As polícias Militar e Rodoviária Federal foram acionadas durante as buscas. O veículo foi interceptado próximo a Via Dutra. O preso e os dois homens que o auxiliaram na fuga foram levados para o 3º Distrito Policial de Taubaté. Segundo o delegado, Juarez Totti, o detento alegou sofrer ameaças e por isso pediu para o cunhado e um amigo o ajudarem na fuga. Os dois homens também foram presos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dantas e Poliana Casemiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.