RMVale

Secretário de Agricultura de São Paulo visita a Comevap em Taubaté

Itamar Borges apresentou propostas para investimento em tecnologia, startups e segurança no campo

Escrito por Gabriel Campoy

22 JUL 2021 - 21H18 (Atualizada em 23 JUL 2021 - 09H51)

Foto: Will Dias/ FuturaPress

O deputado estadual licenciado e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges (MDB) esteve na tarde desta quinta-feira (22) na sede da Comevap (Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba), em Taubaté.

Itamar assumiu a secretaria há cerca de um mês, em substituição a Gustavo Junqueira, designado pelo governador Doria para a presidência da Investe SP, agência de estimulo a investimentos do governo paulista.

Personalidades políticas da região como a prefeita de Caçapava, Pétala do Conviver (Cidadania), e diversos produtores rurais também participaram do encontro.

Em entrevista ao Portal Meon, o presidente da Comevap, Aristeu Trannin, afirmou que recebeu com bons olhos a mudança do governo estadual na pasta de agricultura.

“Estive em São Paulo no gabinete do deputado Itamar Borges e vejo nele boa vontade para resolver os problemas da pecuária leiteira, de corte e do agro em geral. Acredito que a área rural estava, na minha opinião, um pouco abandonada”, afirmou o empresário.

Também comentou sobre o convênio que a cooperativa estará realizando com a secretaria estadual e ações de estímulo aos pequenos produtores da Comevap.

“Estamos fazendo um convênio com a Secretaria de Agricultura na fazenda do Estado no polo regional de Pindamonhangaba, onde haverá um local de pesquisa e a nossa empresa participará. Fora isso, também estaremos fazendo uma área de plantação como forma de alimentação ao gado do pequeno produtor da Comevap.”, completou.

Investimento em tecnologia, startups e segurança no campo; os principais pontos apresentados por Itamar Borges.

O secretário Itamar Borges anunciou o que, segundo ele, é o maior investimento da história do Governo do Estado de São Paulo. Cerca de 52 milhões de reais voltados à realização de tecnologia e pesquisa no agro. De acordo com o secretário, o anúncio será realizado na próxima terça-feira (27).

“Serão 52 milhões investidos até dezembro. Em todas os nossos institutos, pecuária, avicultura, fruticultura, piscicultura, grãos, todas as atividades do agro. Também em cana de açúcar. Iremos ampliar a produção e a produtividade. Será uma inovação. Pesquisar para que o produtor produza mais na mesma área ou igual em área menor, de tal forma que aumente a renda e ofereça as inovações. Só através do poder público podemos fazer esse incremento”, afirmou o secretário.

O secretário ressaltou também o retorno dos eventos e feiras envolvendo startups, empresas emergentes com foco no agronegócio, como forma de fomentar a criatividade e novas ideias na área.

Outro ponto abordado na visita foi em relação à segurança no campo. Itamar afirmou que o governo estará realizando, em parceria com o sindicato rural, o programa Segurança no Campo. Um projeto que contará com a doação de equipamentos e viaturas por parte do governo para as cidades interessadas, que, posteriormente, criarão uma rede de apoio aos produtores em prevenção a possíveis roubos e furtos

“Vamos adquirir patrulhas e disponibilizá-las para os municípios que se interessarem junto com os sindicatos rurais, independente das outras polícias.”, finalizou.

Itamar Borges está em seu terceiro mandato como deputado estadual e presidiu a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista. Foi prefeito por três mandatos em sua cidade natal, Santa Fé do Sul.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.