Por Cláudio Rodrigues Em RMVale Atualizada em 06 MAI 2020 - 12H24

Sem turistas, águas das praias do Litoral Norte ficam mais claras e nítidas

Cidades da região lideram taxa de isolamento social no estado

Cláudio Rodrigues | Meon
Cláudio Rodrigues | Meon
Praia do Guaecá, na costa sul de São Sebastião


A pandemia de coronavírus e a subsequente quarentena causaram mudanças significativas na rotina das pessoas ao redor do mundo. Até atividades cotidianas, como ir ao mercado, ou ir trabalhar, tornaram-se arriscadas e medidas de combate ao vírus.

As cidades turísticas de repente se viram desertas como nunca antes.

É o caso de Veneza, na Itália. Tipicamente, os canais da cidade são descritos como sujos. Mas, em meio à quarentena, você deve ter encontrado em alguma rede social, fotos de como os canais estão agora. Águas azuis e cristalinas, quase paradisíacas.

O motivo é diminuição da circulação de embarcações de grande porte no porto e a ausência de turistas. Quando os barcos passam, seus motores reviram o leito dos canais, trazendo os sedimentos para a superfície e deixando a água com aspecto turvo. Sem essa movimentação, os sedimentos podem decantar e a água fica mais clara.

No litoral norte muitos moradores relataram que as águas também estavam mais cristalinas nas praias da região.

A reportagem do Meon visitou a praia do Guaecá, na costa sul de São Sebastião, e encontrou um mar limpo, com águas mais claras que o normal.

Conversamos então com a coordenadora nacional do Instituto Limpa Brasil, Edilainne Fernandes Pereira, e perguntamos: a quarentena é uma das responsáveis pela qualidade atual da água nas praias do litoral norte?

“Sim. A quarentena trouxe impactos bem significativos para o planeta e, podemos citar as imagens de satélite da NASA, nos Estados Unidos e da Agência Espacial Europeia, que mostraram uma redução significativa nas emissões de dióxido de nitrogênio nas principais cidades da China, nos últimos dois meses. Na Itália, os famosos canais de Veneza, que levam fama de poluídos e com mau cheiro, tiveram uma diminuição tão drástica no tráfego que foi possível registrar fotos de águas claras e peixes que voltaram ao seu habitat. Podemos citar ainda que a diminuição da produção industrial também contribuiu para melhorar a qualidade do ar, conforme já mencionado por especialistas. Precisamos aproveitar este momento para refletir sobre nossos hábitos e consequências e então, escolher como queremos ser após este período”, disse.

Isolamento social

Cidade do litoral norte como São Sebastião e Ubatuba lideram a taxa de isolamento social, segundo o istema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social no combate à pandemia de coronavírus.

Com 62%, São Sebastião vai a frente de outras 104 cidades. Ubatuba está em segundo com 60%. Caraguatatuba é a 11ª com 55%. O sistema não avalia Ilhabela.


Cláudio Rodrigues | Meon
Cláudio Rodrigues | Meon
Águas mais limpas em praias do Litoral Norte

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cláudio Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.