Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Sindicato quer parar 100% do transporte público em quatro cidades da RMVale

20140616_greve_motoristas_jtu_flavio_pereira_1

Sindicato da categoria não aceitou o dissídio de 5,82% definido pelo TRT

Flavio Pereira/Meon

O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba informou nesta quarta-feira (15) que pretende paralisar 100% do transporte público nas cidades de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava, após 72 horas da entrega de um ofício de greve à Avetep (Associação das Empresas de Transporte do Vale do Paraíba) - o documento vai ser entregue na quinta-feira (16).

"A intenção é parar todos os funcionários nas quatro cidades da região cobertas por nós, São José, Taubaté, Caçapava e Jacareí. Fizemos uma assembleia com os trabalhadores na manhã desta quarta-feira (15) e vamos realizar outra no período da tarde de hoje. Amanhã, vamos entregar o ofício para as empresas informando do início da greve", afirma o presidente do sindicato Elias Pereira da Silva.

Na tarde desta terça-feira (14), o sindicato da categoria se reuniu com a Avetep no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), da 15ª Região de Campinas, para uma conciliação, mas o encontro não rendeu um novo acordo.  No último dia oito de outubro, o TRT de Campinas decidiu pelo dissídio de 5,82% para os condutores e cobradores da região. O sindicato da categoria reivindica reajuste de 10% nos salários, contemplando a inflação de 5,9%, mais aumento real.

"A empresa não apresentou nenhuma proposta no encontro e não aceitamos o reajuste pela inflação, queremos aumento real", diz Elias Pereira da Silva.

Paralisações 
Nesta segunda-feira (13), motoristas e cobradores de ônibus de Caçapava e Jacareí, atrasaram a saída dos veículos. Em Jacareí, cerca de 250 funcionários da empresa JTU (Jacareí Transportes Urbano) aderiram ao movimento. Em Caçapava, 80 trabalhadores da ABC Transportes realizaram o protesto. Segundo o sindicato, todos os veículos voltaram a circular normalmente a partir das 8h.

Na última quinta-feira (9), 300 funcionários da ABC Transportes de Taubaté iniciaram uma greve, paralisando 100% da frota -98 ônibus-, afetando 120 mil viagens por dia e atrapalhando a rotina de 60 mil passageiros. O ato durou até sábado (11), às 6h.

Outro lado
A Avetep foi procurada pelo Meon e até o fechamento da matéria não enviou uma resposta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.