Por Meon Em RMVale

Sindicato vai à Justiça para anular assembleia de acionistas que aprovou acordo entre Embraer e Boeing

Fusão das empresas foi aprovada por 96,8% de todos os votos válidos

Vida aérea Embraer Divulgação
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos vai recorrer à Justiça para tentar anular a decisão tomada pelos acionistas da Embraer, que aprovaram a fusão da empresa brasileira com a Boeing, durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na manhã desta terça-feira (26). A negociação foi aprovada por 96,8% de todos os votos válidos.

"Vamos fazer uso do chamado Agravo Regimental. A assembleia deve ser nula porque não houve publicidade sobre a revogação da liminar [que suspendia a reunião dos acionistas], por isso houve baixíssima participação de acionistas brasileiros. A grande maioria, numa proporção de 5 x 1, foi de acionistas norte-americanos, que votaram com antecedência, pelo chamado voto à distância, antes mesmo da concessão da liminar", disse Aristeu Neto, advogado do sindicato.

Segundo ele, esse quadro levou a uma distorção da representação na assembleia, em desfavor dos brasileiros.

A AGE foi realizada na sede da fábrica brasileira em São José dos Campos. Para ser concluída, a negociação ainda depende do aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Economica) e de órgãos reguladores internacionais, o que deve ocorrer até entre oito e dez meses.

A negociação vai transferir o setor de aeronaves comerciais da Embraer para uma nova empresa, que será controlada pela Boeing. A empresa norte-americana pagará US$ 4,2 bilhões pela participação de 80% na joint venture que será criada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.