Nesta quarta-feira (3 de setembro de 2025), as Casas do Idoso de São José dos Campos dão início às atividades da campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de mobilizar a comunidade e enfatizar a importância da prevenção ao suicídio, sob o lema que permanece em 2025: “Se precisar, peça ajuda!”.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
As ações acontecem em diversas unidades da rede, com atividades presenciais, rodas de conversa e momentos de integração. Na Casa do Idoso Norte, acontece no Parque da Cidade a ação “Movimente a Vida”, com caminhada, aula de ritmos, alongamento, café comunitário e bate-papo com psicóloga sobre saúde mental. Paralelamente, a Casa do Idoso Sul promove uma roda de conversa das 8h30 às 13h15 com o tema “Vencer na vida é viver!”.
Ao longo do mês, outras unidades também participam:
Casa do Idoso Centro: no dia 10 de setembro, às 10h15, ocorre atividade com tema “Falar é Viver Salvando Vidas”;
Casa do Idoso Leste: no dia 12, às 9h, será promovida roda de conversa sob o tema “Valorize-se”;
Casa do Idoso Norte: retorna no dia 30, às 9h30, com atividade “Valorizando a Vida”.
Ainda no campo da assistência social, os CRAS participam da campanha:
Cras Jardim Anhembi (dia 10, 9h–12h): ação coletiva com tema “Setembro Amarelo e o cuidado social do coletivo”, incluindo orientações sobre CadÚnico e direitos sociais;
Cras Jardim Mariana 2 (dias 17 e 26, às 13h): atividades de conscientização com mães do programa Viva Leite e roda de conversa sobre valorização da vida.
As Casas do Idoso, mantidas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, são centros referência que oferecem mais de 50 atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer, como hidroginástica, informática, bailes, saraus e aulas de inglês, atendendo cerca de 10 mil usuários por mês.
A rede que cuida da saúde mental não se restringe a setembro. Funciona o sistema de portas de entrada por meio das UBS’s Resolve, além dos Caps (inclusive o AD 3, com atendimento 24h), ambulatórios, Unidade de Emergência em Saúde Mental, e ainda o apoio voluntário do CVV, via telefone 188, gratuito e disponível 24 horas; em situação de risco iminente, o Samu (192) deve ser acionado.
A mobilização promove um diálogo essencial sobre saúde emocional entre idosos, familiares e profissionais. Em um contexto onde o envelhecimento traz desafios emocionais significativos, iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer redes de acolhimento e ampliar o impacto da prevenção ao suicídio.
SJC: Falta de energia atinge bairro Urbanova
Moradores relatam apagão em condomínios desde 19h30
Advogado revela falhas em contratos do INSS e pressiona órgãos de controle
Depoimento expõe irregularidades e aumenta pressão por fiscalização
São Sebastião reforça segurança com 62 novos guardas
Deputada Leticia Aguiar anuncia R$ 200 mil em investimentos para equipamentos e efetivo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.