O período de alistamento militar obrigatório em todo o país iniciou nesta terça-feira (2).
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E
Jovens nascidos em 2006 e que completam 18 anos em 2024, são obrigados a se alistarem até o dia 30 de junho.
Estima-se que cerca de 17 mil jovens realizarão o alistamento em São José dos Campos.
O alistamento pode ser efetuado de maneira simples e rápida e online, preenchendo o formulário eletrônico no site do Exército Brasileiro, ou presencialmente na Junta Militar de São José dos Campos (Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila Industrial – região leste), das 9h às 15h.
Aqueles que escolherem o alistamento presencial devem apresentar RG, CPF e um comprovante de endereço em São José dos Campos, em nome próprio ou de seus pais ou responsáveis.
Importante destacar que os nascidos em 2006 que realizarem o alistamento até 30 de junho concorrerão à seleção no segundo semestre de 2024, podendo servir em 2025 ou ser dispensados.
O serviço militar é compulsório, e em São José dos Campos, o Tiro de Guerra forma soldados reservistas através do curso de atiradores, com duração de 9 meses (incorporação em março e conclusão em novembro).
Quem não realizar o alistamento estará sujeito a multas e pode perder diversos benefícios, como a impossibilidade de ingressar como funcionário em instituições ou empresas, restrição para obter ou renovar passaporte e impedimento de se inscrever em concursos públicos.
Aqueles que não se alistaram durante o período regular (no ano em que completaram 18 anos) devem procurar a Junta Militar para regularizar sua situação. Além dos documentos, é necessário apresentar um comprovante de endereço atualizado.
A Junta Militar, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, presta serviços administrativos ao Exército Brasileiro, como alistamento militar, emissão de documentos relacionados ao Exército e regularização da situação militar.
A instituição também oferece serviços como dispensa e adiamento de incorporação, inserção e eximição do serviço militar, seleção, serviço alternativo ao serviço militar, recusa e prestação de serviço militar obrigatório, reaquisição de direitos políticos, preferencialmente e transferência de Forças Armadas, unificação do alistamento, reabilitação, retificação dos dados e opção de nacionalidade.
Junta de Serviço Militar
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 15h
Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila Industrial, região leste.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.