O trânsito no Brasil mata 35 mil pessoas por ano. E o principal motivo é a imprudência dos motoristas. 94% dos sinistros são falha humana. O excesso de velocidade lidera disparado como causa maior de óbitos no país. 90 mortes por dia. A cada 10, 6 são vulneráveis: pedestres, ciclistas e motociclistas. As crianças e adolescentes, na faixa de 5 a 14 anos, são as maiores vítimas do trânsito.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Em São José dos Campos não é diferente. Alta velocidade continua sendo um problema sério a ser combatido. Os números são ruins e, pensando nisso, a Prefeitura da cidade realizou um evento nessa quarta-feira (7) para o lançamento da Campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar os cidadãos sobre cuidados para evitar e diminuir as mortes no trânsito na cidade.
Uma série de medidas são feitas na cidade, não só no mês de maio mas também durante todo o ano. São ações com motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, nas casas do idoso, em escolas e etc. Tudo tentando conscientizar as pessoas de que todo mundo faz parte do trânsito e precisam ficar atentos.
Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança no Trânsito, falou sobre os principais desafios das cidades: " A gente tem muita deficiência na sensação de percepção de risco das pessoas. Muitos usam o cinto no banco da frente mas nem todos usam no banco de trás, por exemplo. O trânsito tem um potencial de risco tão grande quanto a segurança pública. As pessoas sabem o que tem que fazer mas não fazem. O principal objetivo do Maio Amarelo é conscientizar sobre a gravidade do que estamos passando e que a melhora dos números depende de cada um".
O prefeito Anderson Farias também comentou sobre os números e as ações da cidade na conscientização da população. "Quando eu vejo os números, eles não são bons. Pelo contrário, tem piorado. O mês de maio é para chamar a atenção mas as ações são permanentes. Maio Amarelo é uma ação nacional. 90 % dos acidentes são por imprudência do motorista, do pedestre e do motociclista. Precisamos mostrar os números e continuar investindo na cidade, na engenharia, na segurança viária, na sinalização. Em cada acidente a gente analisa se é uma deficiência da cidade e buscamos melhorias, se for o caso".
"O tema desse ano é a mobilidade humana, não urbana. Para sermos mais humanos. Não colocar as vidas em risco. Trabalhar nessa conscientização é muito importante. Nós fazemos ação com crianças, dentro da escolas, no ensino, para que ele tenha boa formação. Ela procura entender que também faz parte do trânsito. Ele é um pedestre. Assim como o idoso que precisa entender sobre o tempo semafórico, que eles tem mobilidade reduzida e redobrar a atenção. Fizemos investimento de R$ 3 milhões na mobilidade, acessibilidade, rebaixamento de guias entre outras melhorias. Mas não adianta nada todo ess investimento se não tivermos conscientização de cada um", complementou Anderson.
Evento contou com membros da PRF, agentes de trânsito, bombeiros, policiais, vereadores e secretários.
Ações
A Prefeitura divulgou as ações de educação no trânsito previstas para 2025 e o balanço das atividades nos últimos anos. Em 2024 foram realizadas 914 ações impactando 222.276 pessoas.
A divulgação é feita em conjunto com a campanha Maio Amarelo 2025 “Desacelere. Seu bem maior é a vida” - que é um marco visando conscientizar a população para a redução dos acidentes de trânsito.
Educamob
Em todos os dias úteis do mês de maio, o Educamob, promoverá diversas ações com foco na segurança viária. A equipe vai alertar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em todas as regiões da cidade.
Nesta quinta (8) serão realizadas operações em área escolar, abordagens aos ciclistas e pedestres.
A ação “Blitz Educativa”, que acontecerá na sexta (9), das 19h às 20h30, no Bar do Coronel, vai alertar sobre os riscos de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.
Dia 12, às 9h30, será realizada a “Blitz do Carro Batido” na Avenida Cidade Jardim. Um carro completamente danificado e um garrafão inflável gigante (4 metros de comprimento) são exibidos em locais estratégicos, chamando a atenção dos motoristas que passam pelo local. O objetivo é criar um forte impacto visual para reflexão sobre as consequências de dirigir sob o efeito do álcool.
No dia 14, às 9h, integrantes da Casa do Idoso seguirão até o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) para conhecer a central que monitora o trânsito.
O Educamob atua na abordagem dos vários públicos envolvidos como crianças e adolescentes (ações nas escolas), jovens e adultos, idosos, motoristas, ciclistas, pedestres, usuários do transporte público, empresas e instituições.
+ Leia mais notícias do RMvale
Inscrições para o Enem 2025 vão começar no dia 26 de maio
Provas objetivas e de redação serão aplicadas em novembro
Trump propõe redução das tarifas sobre produtos chineses para 80%
EUA também negociou com a Suíça
Mais de 50% dos moradores da RMVale ainda não declararam o IR
Receita ainda aguarda mais de 450 mil declarações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.