Mundo

Trump propõe redução das tarifas sobre produtos chineses para 80%

EUA também negociou com a Suíça

Escrito por Meon

09 MAI 2025 - 19H30

reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta sexta-feira (9) reduzir em até 80% as tarifas que impôs à China, em meio a uma nova rodada de negociações comerciais entre os dois países, marcada para o fim de semana em Genebra, na Suíça. Desde o retorno de Trump à Casa Branca em janeiro, seu governo tem adotado uma política de tarifas elevadas, chegando a 145% sobre diversos produtos chineses. Como resposta, Pequim também impôs tarifas de 125% sobre as importações dos EUA, resultando em uma desaceleração do comércio bilateral.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Em uma publicação na sua rede social Truth Social, Trump escreveu: “80% de tarifas para a China parece certo! A decisão é do Scott B.”, referindo-se a Scott Bessent, secretário do Tesouro, que liderará a equipe dos EUA nas negociações. As conversas visam estabelecer as bases para o avanço de uma nova fase de diálogo, com os representantes dos dois países buscando reduzir as tensões comerciais.

Trump também ressaltou em outra postagem que “a China deveria abrir seu mercado para os Estados Unidos. Seria ótimo para eles! Mercados fechados não funcionam mais!”. A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, avaliou as negociações como um "passo positivo", mas especialistas permanecem cautelosos, lembrando dos altos e baixos nas negociações durante a primeira guerra comercial entre os dois países, em 2018-2019.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

Além das discussões EUA-China, a Suíça aproveitou seu papel de anfitriã para abordar questões comerciais próprias com os Estados Unidos, após uma ameaça de tarifas de 31% sobre seus produtos. Desde janeiro, Trump tem mantido uma postura protecionista, impondo tarifas e taxas que impactam diversos setores, incluindo um imposto universal de 10% sobre quase todos os produtos importados para os EUA.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.