O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), afirmou nesta terça-feira (23) que será investigada a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) durante um protesto de moradores da Vila Unidos, na zona norte da cidade, ocorrido na manhã de segunda-feira (22).
O episódio repercutiu nas redes sociais após vídeos mostrarem um guarda civil utilizando spray de pimenta contra os manifestantes, que protestavam de forma pacífica contra a retirada de um parquinho e de uma academia ao ar livre da comunidade.
Reação dos moradores
Moradores alegaram que a ação da GCM foi desproporcional e compararam o tratamento recebido ao que é dispensado em bairros nobres da cidade, como Urbanova e Jardim Aquarius.
Posicionamento do prefeito
Em entrevista, Anderson Farias lamentou o ocorrido e destacou que as imagens estão sendo analisadas para avaliar se houve abuso na conduta do guarda envolvido.
“O que está errado precisa corrigir. Reconhecemos que os moradores estavam de forma pacífica e isso não pode se repetir”, afirmou o prefeito.
Ele ressaltou que o guarda civil envolvido “é experiente”, mas reforçou que episódios semelhantes não serão tolerados. Anderson também disse que pretende se reunir com os moradores da Vila Unidos para ouvir as demandas da comunidade.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
RioSP inicia instalação de balizadores em trecho da Rio-Santos, em Ubatuba
Iniciativa visa aumentar segurança viária
Vôlei São José encara Vôlei Renata pelo Campeonato Paulista
Joseenses tentam a segunda vitória na competição
OMS desmente Trump sobre risco de autismo ligado ao uso de paracetamol
Organização alega não ter evidências científicas que sustentem o argumento
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.