Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Taubaté divulga alerta de vacinação para moradores do Areão ao Barreiro

Vigilância aponta corredor ecológico após morte de macaco febre amarela

2016284_vacinacao_pedro_ventura

Corredor Ecológico coloca bairro de Taubaté em atenção contra a Febre Amarela 

Divulgação

Neste sábado (3) acontece o primeiro ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a febre amarela nas cidades da RMVale e em todo o Estado de São Paulo. Mas em Taubaté, a ação deve ser ainda mais intensificada após a Vigilância Epidemiológica mapear um corredor ecológico do Areão até o Barreiro, passando por regiões onde os moradores devem se atentar a imunização.

“Após a confirmação do vírus da febre amarela em um macaco encontrado no bairro do Areão no final do ano passado, foi mapeado um corredor ecológico composto por áreas de mata que segue até o Barreiro. Todos os moradores em um raio de 300 metros a partir deste corredor precisam ser vacinados”, declarou a Secretaria de Saúde de Taubaté.

Leia MaisMorte de macaco infectado muda situação em Taubaté, diz VigilânciaVigilância confirma morte de macaco com febre amarela em Taubaté Fique por dentro de algumas curiosidades sobre a Febre Amarela!

De acordo com a Helena Keico Sato, diretora técnica do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, a população que mora próxima a áreas de mata em regiões onde foram encontrados macacos infectados por febre amarela devem se imunizar.

“Episotiase é presença de macaco positivo por febre amarela, um só já e uma área de episotiase, e neste local é que entramos vacinando. Isso e importante por que o macaco é o nosso sentinela, se ele esta doente pelo vírus da febre amarela, significa que o vírus circula lá, por isso que vamos vacinar a região em torno, aquela área de risco. Nisso mapeamos o corredor ecológico, que atende a uma área delimitada baseada em matas nativas, mata em regeneração e a questão climática”, explica Dra. Sato.

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté tem o objetivo de vacinar 95% da população até o fim da campanha, mas em duas semanas foram vacinados apenas 12.65% da meta, por essa razão serão tomadas novas medidas com um novo plano de trabalho, como o aumento em cerca de 30% do total de profissionais envolvidos na campanha, mutirões de vacinação casa a casa, expansão dos postos de vacinação e de unidades abertas aos sábados.

“A vacinação casa a casa, que acontece neste sábado em bairros da zona rural, também terá início neste corredor com a participação de equipes das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Planalto, Santa Isabel e do Pamo Santa Fé. A vacinação neste corredor contará com o apoio de equipes do Qualist e do Consultório na Rua durante a semana. O momento é de alerta. A população precisa colaborar e comparecer às unidades para receber as doses fracionadas da vacina”, destaca a prefeitura em nota oficial.

Além da expansão das ações de imunização, a campanha segue acontecendo em 27 unidades de saúde até o dia 17 de fevereiro. As unidades funcionam sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. E quatro unidades estão com horário estendido de atendimento ao público, até às 20h: UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.