No Brasil, maio é marcado pela cor laranja pelo seu significado na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Instituído por Lei Federal, o Maio Laranja visa fortalecer o combate a esse crime abominável, coincidindo com o Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, celebrado em 18 de maio.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
De acordo com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, as estatísticas oficiais, embora alarmantes, não refletem completamente a extensão do problema. Estima-se que, a cada 100 casos de abuso e exploração sexual infantil, apenas 10 são denunciados. Esse silêncio é um obstáculo significativo na proteção das vítimas e na punição dos agressores.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, cerca de 70% dos estupros denunciados são contra crianças menores de 13 anos.
Lucas Lousada, sobrevivente de abuso sexual infantil, ativista pelos direitos da criança e do adolescente, advogado e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Taubaté-SP, tem realizado um trabalho notável de conscientização e combate a essa realidade.
“Diante desse panorama sombrio, é imperativo unir esforços em prol da proteção das crianças e adolescentes. O Maio Laranja é mais do que uma campanha, é um chamado à ação. É hora de educar, de conscientizar, de denunciar. É hora de criar uma rede de proteção sólida, que envolva toda a sociedade, para que juntos possamos construir um futuro mais seguro e digno para nossas crianças e adolescentes”, afirma Lousada.
Dia D de combate ao abuso e exploração sexual infantil em Taubaté
O Conselho Tutelar de Taubaté promoverá uma ação de conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil no próximo sábado, dia 18, às 9h, na Praça Dom Epaminondas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.