RMVale

Taubaté registra mais de mil empregos na indústria em 2023

Resultado é quatro vezes maior que em 2022

Escrito por Meon

04 DEZ 2023 - 15H26 (Atualizada em 04 DEZ 2023 - 17H07)

Divulgação

O setor industrial de Taubaté já soma um saldo positivo de 1.025 vagas de emprego neste ano. O resultado dos dez primeiros meses de 2023 é quatro vezes maior do que o registrado no ano passado todo. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho no dia 28 de novembro.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Segundo o levantamento, de janeiro a outubro foram 4.667 contratações contra 3.642 desligamentos, o que resultou no saldo de 1.025 vagas. No ano passado todo foram 4.166 admissões e 3.912 demissões, com saldo de 254 vagas.

A tendência é que o cenário positivo continue nos próximos meses. A Volkswagen está em processo de seleção para contratar cem novos funcionários. Outros 37 alunos do Senai serão efetivados na produção. As novas vagas são um dos resultados da extensão do acordo coletivo negociado pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) com a montadora, aprovado em novembro.

O desempenho de 2023 tem impulsionado a recuperação no mercado de trabalho na indústria em Taubaté. No total, a cidade conta hoje com 18.545 empregos com carteira assinada no setor. Esse número já supera o que o município registrava antes da saída da Ford e da LG, quando havia 18.232 trabalhadores e trabalhadoras na indústria.

O nível de emprego chegou a cair para 17.290 funcionários em 2021, após o encerramento da produção nas duas fábricas. Naquele ano, a cidade teve um saldo negativo de 816 vagas no setor industrial, com 3.858 contratações e 4.674 desligamentos.

A retomada dos empregos na indústria em Taubaté passa por novos produtos, contratos e a chegada de novas fábricas. Outro aspecto positivo é a diversificação dos investimentos, com destaque para os segmentos automotivo, ferroviário, óleo e gás, aço e aeronáutico.

A Alstom retomou as atividades em Taubaté, com produção de trens para metrô. Outra fábrica em expansão é a SLB OneSubsea. As perspectivas de médio prazo também são positivas. A Prada Embalagens está em processo de instalação na antiga fábrica da Ford. Já a Embraer anunciou que irá produzir o carro voador da empresa em Taubaté.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...