Por Moisés Rosa Em RMVale

Tranquilidade marca eleição do 2º turno nas cidades da RMVale; eleitor levou 30 segundos para votar

Os eleitores da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) não encontraram filas para votar durante este domingo (26) nas zonas eleitorais da região. De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o eleitor levou, em média, 30 segundos para votar no pleito. No primeiro turno, o eleitorado da região levou, em média, 1 minuto e 20 segundos para escolher os candidatos.

O chefe de cartório em São José dos Campos, Ernandi Ramos da Silva, afirma que a agilidade do eleitor se deve ao conhecimento adquirido no primeiro turno. Silva explica que no primeiro turno o eleitor tinha que escolher mais candidatos e agora, apenas um.

"A eleição foi bem tranquila e ficou ainda mais rápido por ter que escolher um candidato apenas", diz Silva.

Apesar da tranquilidade nas seções, o eleitor que ficou para justificar o voto encontrou fila. A moradora do bairro Jardim Americano, Ereni Cristina de Toledo, de 32 anos, teve que justificar o voto pela primeira vez, na escola Alceu Maynard Araújo. "Tive que justificar pois este ano estou morando e trabalhando em São José e voto em São Paulo. Não imaginava que iria pegar fila para justificar", afirma.

Urnas trocadas
Em São José, outra urna, por volta das 14h30 teve que ser trocada. A substituição ocorreu na escola estadual Suely Antunes Mello, no bairro Vila Maria, região central da cidade. Pela manhã, uma outra urna foi trocada na escola Terezinha do Menino Jesus, no bairro Dom Pedro I. Ao todo, a região teve defeito em quinze urnas, sendo em Jacareí, Taubaté, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Ubatuba e São Sebastião.

Para o segundo turno, o TRE distribuiu 5.026 urnas, com a maior quantia concentrada em São José dos Campos, o maior colégio eleitoral da região, com 477.557 eleitores aptos, além de 137 locais de votação.

Limpeza
Trinta funcionários da Urbam (Urbanizadora Municipal) de São José dos Campos recolheram durante este domingo cerca de uma tonelada de panfletos. No primeiro turno, os trabalhadores recolheram 23,7 toneladas de panfletos das ruas e avenidas da cidade. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.