Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 17 NOV 2020 - 17H23

Turismo: retomada de viagens movimenta economia e gera boas expectativas

“Em comum, os destinos mais procurados no momento têm grande número de atrativos turísticos ao ar livre”, comenta o Diretor de Vendas da CVC

Luciano Shimomoto
Luciano Shimomoto
Pico dos Marins


Um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 e medidas de isolamento social foi o do turismo. Mas assim como as demais atividades econômicas, e respeitando protocolos de segurança contra ao coronavírus, o setor está retomando as atividades e com boas expectativas.

“A retomada do turismo já está em curso, pelos destinos nacionais, de forma gradativa”, diz Rogério Mendes, Diretor de Vendas da CVC, conforme comunicado à imprensa. Ele acrescenta que a retomada do turismo internacional será mais lenta, devido às fronteiras fechadas e alta do dólar.

Para a temporada de verão, a CVC contará com, pelo menos, 150 voos adicionais para viagens dentro do Brasil. O nordeste lidera como o destino preferido dos brasileiros para o final do ano, com destaque para Natal, Maceió, Fortaleza, Porto de Galinhas, Recife e Salvador.

Mendes relata que “Em comum, os destinos mais procurados no momento têm grande número de atrativos turísticos ao ar livre, caso também da Serra Gaúcha e, também, dos parques nacionais Foz do Iguaçu, Bonito e Jericoacoara”.

Segundo levantamento da CVC, os preços das viagens para este fim de ano estão, em média, até 30% mais baratos se comparados com os valores praticados no mesmo período do ano passado.

Turismo regional

E nesse cenário de retomada do turismo, as viagens regionais, de curta e média distância, têm atraído os consumidores.

“Tivemos um momento muito ruim com a pandemia, mas esse retorno das atividades tem sido a melhor fase da Agência nos últimos 3 anos, com uma grande procura por atividades ao ar livre”, conta Thiago Andrade, proprietário da Agência Amazing Trip em São José dos Campos.

“Nossa região é rica em atrativos, natureza, opções para o turismo. Sendo assim, mais acessível no preço e valorizando o turismo regional que é muito importante”, acrescenta.

Andrade relata que apesar de ainda existirem algumas restrições turísticas, as expectativas para a temporada de verão são boas. A procura de viagens para janeiro, por exemplo, já supera a dos anos anteriores.

“O consumidor quer aproveitar o que não conseguiu durante os últimos meses, a grande maioria destaca o ponto de ficar muito em casa e agora querer aproveitar ao máximo com todo cuidado”, diz o empresário.

Liberdade

Divulgação/PMI
Divulgação/PMI
Ilhabela


“Depois do auge da pandemia e de ainda estarmos ‘pisando em ovos’, a viagem só vem pra trazer novamente a liberdade pra gente e o prazer de estar em grupo”, conta Maiara Macedo Souza Duarte, artista de Handlettering de São José.

A jovem, que já realizou algumas viagens desde a retomada do turismo, está com uma viagem programada para Ilhabela em dezembro e outra para Capitólio em janeiro.

Ela relata que as viagens foram planejadas “como forma de escape da rotina que já vinha vivendo à anos, e também pelo ‘aprisionamento’ que vivemos por decorrência da pandemia, precisava da liberdade que as viagens proporcionam”.

A artista conta que a pandemia interferiu principalmente no começo do planejamento das viagens, quando ainda não era de conhecimento os cuidados necessários.

“Do mais, assim que planejamos, fomos muito bem orientados pela equipe de como seria a viagem e quais cuidados são imprescindíveis que sejam tomados e respeitados”, relata.

Assim, apesar do cenário atípico, as expectativas da jovem para as viagens são ótimas. “Tomando sempre é claro, todos os cuidados necessários”, finaliza Maiara.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.