Por Meon Em RMVale

Turista mineiro morre afogado em Ubatuba

A vítima chegou a ser socorrida pelo filho mas não resistiu

praia_do_sape

Um turista de Minas Gerais que passava férias com a família em Ubatuba, morreu na manhã desta terça-feira (16), na praia do Sapê, em Ubatuba. De acordo com o corpo de bombeiros, a vítima foi socorrida pelo próprio filho que o acompanhava no passeio.
"O Grupamento do Corpo de Bombeiros chegou ao local após 15 minutos da chamada e deu continuidade ao atendimento, o filho da vítima tinha conhecimento básicos de pronto socorro mas não foi suficiente, a vítima morreu no local", afirma capitão João Batista Rapaci, do GBMAR de Ubatuba.
Esse é oprimeiro caso de afogamento seguido de óbito em outubro em todo o Litoral Norte, em setembro foram 4 óbitos só em Ubatuba.

Ao menos 60 essoas morrem por mês afogadas nas praias do Litoral Norte 

As praias do Litoral Norte já registraram mais de 680 casos de afogamentos este ano. Por mês, são aproximadamente 76 ocorrências do tipo. Das quatro cidades litorâneas, Ubatuba lidera o ranking com 340 salvamentos.

Os dados fazem parte de um balanço anual elaborado pelo GBMAR (Grupamento do Corpo de Bombeiros Marítimos) do Litoral Norte e foram atualizados até 24 de setembro. Os números apontam ainda situação preocupante. Este ano já foi registrado pouco mais da metade do total de mortes de 2017. De janeiro a setembro de 2018, sete pessoas morreram por afogamento, quando no ano passado, doze pessoas perderam suas vidas dessa forma. Apenas em setembro, quatro turistas morreram em praias de Ubatuba – onde há o maior número de ocorrências de afogamento. 

Segundo o capitão do GBMAR, João Carlos Rapaci, não há uma explicação para tantos casos de salvamentos e afogamentos em praias de Ubatuba. “Infelizmente não é possível saber uma característica que justifique essas ocorrências de salvamentos e óbitos nas praias. Mas normalmente, as vítimas frequentam locais com algum tipo de risco, como correntezas, por exemplo”, analisa ele.

Perfil das vítimas

O período do dia com maior número de mortes está entre as 10h e 12h, sendo que 90% são homens, e cerca de 40% dos óbitos a pessoa não ingeriu bebida alcoólica. De acordo com as estatísticas, 60% das vítimas que foram salvas ingeriram algum tipo de bebida alcoólica.  

Em São Sebastião e Ubatuba, as vítimas de afogamentos têm entre 15 e 22 anos, são estudantes, de São Paulo, que vão para essas cidades uma vez ao ano. Já em Caraguatatuba, o perfil é um pouco diferente. Normalmente são pessoas casadas, acima de 40 anos.

As praias com maior índice de ocorrências são Praia Grande e Toninhas, ambas em Ubatuba, e Maresias e Juquehy, em São Sebastião.

Contingente

Atualmente, o GBMAR conta com 84 salva-vidas contratados pelo governo estadual. Os profissionais atendem a aproximadamente 180 quilômetros de praia, entre Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Ilhabela é atendida pela equipe de Santos, no litoral sul.

Segundo o capitão do GBMAR, João Carlos Rapaci, o número de profissionais é insuficiente para atender todo o Litoral Norte. “Existe uma sazonalidade em nossa região. Quando entramos em alta temporada aumenta muito o número de turistas e por isso os governos municipais anunciam vagas temporárias, com a contratação de até 200 salva-vidas”, informou.

O Governo do Estado abriu hoje 600 vagas para salva-vidas em prais do litoral paulista. As inscrições poderão ser feitas até 31 de outubro (clique aqui).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.