Por Meon Em RMVale

TV Câmara Jacareí é tema de pesquisa acadêmica da FAAP

Conclusão diz que emissora atende aos princípios da comunicação pública

tv_camara_jacarei_e_tema_de_pesquisa_academica_da_faap_1

TV Câmara de Jacareí tem programas prórpios, além de transmitir as sessões

Divulgação/CMJ

Os conteúdos produzidos pela TV Câmara Jacareí atendem aos princípios de uma boa comunicação pública. Esta é a conclusão do trabalho de pesquisa acadêmica apresentada em fevereiro deste ano, em curso de pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro de 2017 com o objetivo de analisar se os programas de conteúdo próprio, produzidos e veiculados pela emissora atendem às características e finalidades exigidas na comunicação pública e se o conteúdo entrega qualidade e satisfaz os anseios de seus telespectadores.

Leia MaisConfusão sobre item em cartilha de segurança causa protesto em S. JoséJustiça manda construtora suspender corte de 430 árvores em São JoséComércio em Jacareí terá que fixar cartazes contra violência à mulher

“A característica número um desse tipo de informação é ser portadora do interesse geral, que elas coloquem o interesse público à frente do interesse particular. O que importa é que a informação seja fruto do debate público e propicie o debate público”, cita o autor da pesquisa, Mario Celso Ruybal, em argumentação teórica para definição do conceito.

Foram analisadas 22 horas e 31 minutos do conteúdo de 52 episódios de 13 diferentes programas: Bom Dia Jacareí, Espaço Parlamentar, Notícias de Jacareí, Vota Cidadão, Contraplano, É Simples Assim, Gente em Destaque, Mestres da Cultura, Nosso Som, Colaboração, Dicas de Saúde e TV Câmara Entrevista e É Lei.

O material foi agrupado em quatro categorias distintas: não atende as premissas de uma boa comunicação pública, atende parcialmente, atende e atende totalmente.

Conclusão da pesquisa afirma que TV Câmara atende aos princípios da boa comunicação pública

Na conclusão, o autor classifica que os programas de conteúdo próprio, produzidos e veiculados pela TV Câmara Jacareí atendem às características e finalidades exigidas na comunicação pública. “As dezenas de horas dedicadas à revisão da literatura sobre temas afins, à escolha do método, à estruturação da pesquisa, à seleção do material e à análise de seu conteúdo permitem responder que sim, o objetivo geral foi atingido”, diz Ruybal.

Ainda segundo o pesquisador, os programas Bom Dia Jacareí, Espaço Parlamentar, Notícias de Jacareí e Vota Cidadão constituem a essência do conceito, das características e das funções da comunicação pública, uma vez que são dirigidos à um amplo público-alvo, usam linguagem de fácil assimilação, são de interesse geral, propiciam o debate entre os cidadãos, informando esses sobre seus direitos e como são aplicados os recursos públicos.

“Comunicação pública deve ser compreendida com sentido mais amplo do que dar informação. Deve incluir a possibilidade de o cidadão ter pleno conhecimento da informação que lhe diz respeito...isso inclui ter conhecimento de seus direitos, de saber como são gastos os recursos públicos, o motivo e o voto de um parlamentar, até a possibilidade de ter participação efetiva nas decisões sobre aquilo que é de interesse público”, conclui, em citação teórica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.