RMVale

Veibras celebra 50 anos do Chevette com concurso para reformar carro

Veículo conta com mais de 1,6 milhão de unidades vendidas ao longo desse período

Escrito por Léo Lenzi

28 ABR 2023 - 18H08 (Atualizada em 28 ABR 2023 - 18H39)

Léo Lenzi/Meon

A Veibras celebrou nesta quarta-feira (26) os 50 anos de produção do Chevette no Brasil. O veículo começou a ser produzido no país em abril de 1973, na fábrica da GM (General Motors), em São José dos Campos.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi 

Desde então, mais de 1.6 milhão de exemplares do carro já foram vendidos em território nacional. "Foi um modelo que a GM trouxe para ser mais em conta para o brasileiro, que até então trabalhava com caminhonetes, caminhões e Opallas. Então a GM quis trazer um carro mais barato, dinâmico, versátil - para a época. O Chevette foi uma quebra de paradigma no Brasil. Porque existia o sedan, com porta malas, o que era uma novidade. Você tinha o conforto da Chevrolet, que é o diferencial até hoje, então o carro ficou 20 anos na linha de produção e vendeu 1.6 milhão, então não tem o que falar do Chevette, foi um campeão nacional", afirmou Rafael Davoli, Diretor de Marketing da Veibras.

Léo Lenzi/Meon
Léo Lenzi/Meon


O Presidente do Conselho Chevrolet Clube do Brasil de Carros Antigos, Roque Gonçale, expressou a importância do veículo. "O Chevette foi um marco na indústria automobilística nacional. Foi o primeiro carro de pequeno porte da GM, com uma plataforma completa, e isso mudou muita coisa, tanto na GM como no mercado. Nós do Clube Chevrolet temos o último Chevette produzido no mundo. Foi um Chevette 1996, produzido no Equador, ia em módulos e eles montavam lá no Equador", pontuou.

Léo Lenzi/Meon
Léo Lenzi/Meon


O Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Alves Marques Filho, também esteve presente no evento e celebrou o aniversário do Chevette. "Foi um carro muito importante nas linhas da GM. Foi lançado em 73, mas teve um grande pico de vendas na década de 80. É um carro que foi evoluindo conforme o mercado foi demandando, então é um marco muito legal lembrar desse aniversário de 50 anos. O Detran fez um levantamento outro dia e apontou que 200 mil carros Chevette ainda estão rodando pelo Brasil. É realmente um clássico", afirmou.

Léo Lenzi/Meon
Léo Lenzi/Meon


Concurso 'Possante Novo'

Este ano, a Veibras irá realizar a sexta edição do concurso cultural "Possante Novo" com a reforma de um Chevette. A iniciativa vai escolher um Chevette para uma reforma total, que inclui desmontagem, jateamento, lixamento e pintura, respeitando o projeto original para que o veículo não perca sua essência e características originais.

"Além de comemorar os 50 anos do Chevette, a sexta edição do 'Possante Novo' comemora o aniversário de 65 anos da Veibras e resgata as origens da nossa iniciativa, já que o primeiro possante reformado no concurso, em 2015, foi o Chevette da dona Araci Garcia Cândido, que ainda está impecável, parece que saiu da oficina hoje", disse Rafael Davoli, diretor de marketing da Veibras.

Léo Lenzi/Meon
Léo Lenzi/Meon


O "Possante Novo" foi lançado em um evento na Veibras. Agora, os interessados em concorrer a uma reforma completa de seu carro poderão enviar as suas histórias até o dia 31 de maio. Um júri específico da Veibras vai analisar os veículos, os documentos e a história até o final do primeiro semestre do ano. O veículo reformado será devolvido ao vencedor até o final do ano.

Confira fotos do evento:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Léo Lenzi, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.