Por Elaine Rodrigues Em RMVale

Vereador denuncia roubos a turistas por causa do bondinho em Aparecida

20140528_bondinho_aparecida_a12_940

Vereador reclama de onda de assaltos no Morro do Cruzeiro por causa do bondinho 

Flávio Pereira/Meon

Após pouco mais de um mês em funcionamento, o teleférico do Santuário Nacional volta a ser alvo de discussão na Câmara de Aparecida. O presidente da Casa, o vereador Wade Pedroso (DEM), elabora um requerimento pedindo reforço na segurança devido o aumento de casos de assalto a turistas.

"Os moradores da região do Morro do Cruzeiro me procuraram para dizer que muitos turistas estão descendo o morro a pé depois que o bondinho começou a operar, e com isso, acontecem muitos assaltos. Eles querem mais segurança", afirma Pedroso, que vai encaminhar o documento à prefeitura nos próximos dias.

 Sem registro
Apesar de Pedroso alegar que o caso é grave e real, o delegado Anísio Galdioli, responsável pelo distrito policial da cidade, discorda e afirma que não houve aumento nos roubos após a operação do bondinho.

"Às vezes, nas férias e quando caí um pouco o movimento na Basílica, aumentam os roubos, mas isso já faz parte do comportamento desta região. Agora uma mudança depois que aumentou o uso do bondinho, não percebemos aqui. Pelo contrário, com mais pessoas neste trajeto no Morro do Cruzeiro, caem os assaltos", destaca o delegado.

O presidente da Câmara rebate e diz que a criminalidade aumento. "É que as pessoas não registram os boletins de ocorrência. São roubos pequenos, de carteira, celular, carteiras, que a pessoa acaba não registrando na delegacia", completa.

A Polícia Militar informou que também não registrou mudança no comportamento dos índices de roubos na área, sendo a segurança local de responsabilidade do Santuário Nacional.

Segurança
Procurada pelo Meon, a direção do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida informa que fez um levantamento sobre o número de possíveis ocorrências no Morro do Cruzeiro e verificou que não há nenhum registro de roubo no período em que o teleférico entrou em funcionamento.

Em nota, a direção da Basílica afirma que o monitoramento de todo o local, que é de responsabilidade do Santuário Nacional, é realizado ininterruptamente por agentes da equipe de segurança, mas lembra que a segurança da área externa, no entorno do Morro, não é de sua responsabilidade.

As Polícias Civil e Militar pedem que, em caso de roubo, os turistas e moradores registrem o boletim de ocorrência, para que tomem conhecimento do caso e seja avaliada a necessidade de reforço no policiamento no bairro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.