Por Moisés Rosa Em RMVale

Volks de Taubaté dispensa 5,2 mil funcionários dos três turnos da fábrica

Produção é suspensa pela falta de peças; empresa não comenta

20140805_up_volkswagen_taubate_divulgacao_1

Funcionários devem retornar nesta terça-feira (29)

Divulgação/Volks

Os cerca de 5,2 mil funcionários da Volkswagen foram dispensados, nesta segunda-feira (28), das atividades da fábrica, em Taubaté. Os três turnos da unidade foram dispensados e a produção paralisada.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a paralisação se deve pela falta de peças. A dispensa, segundo a entidade, não vai afetar os pagamentos dos trabalhadores. Ainda de acordo com o sindicato, o tempo parado será revertido em banco de horas.
A expectativa do sindicato é para que as atividades sejam retomadas nesta terça-feira (29). Procurada pelo Meon, a Volkswagen informa que não vai comentar as informações.

PPE
Funcionários da empresa Volkswagen de Taubaté aderiram ao PPE (Plano de Proteção ao Emprego), em uma assembleia que pôs fim ao período de 12 dias de greve, no dia 28 de agosto. A medida deve entrar em vigor no dia 1º de outubro, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.

O PPE é uma medida adotada pelo governo federal para redução no número de demissões nas indústrias do país. Trata-se da redução da jornada de trabalho em até 30%, e a redução no salário em até 15%, em um período de seis meses, podendo ser renovado por mais seis meses.

Segundo o sindicato, a Volkswagen irá adotar a redução em 20% na jornada de trabalho. A empresa irá pagar apenas 80% do salário aos empregados, e o governo 10%. Desta forma, os empregados irão trabalhar de segunda a quinta-feira, no período de 8 horas por dia, recebendo 10% a menos de salário. O programa envolve os 5,2 mil funcionários da planta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...