Por Caroline Corrêa Em RMVale Atualizada em 25 AGO 2020 - 16H14

Voluntários da área de psicanálise oferecem consultas gratuitas online para pessoas durante a pandemia

Os atendimentos são feitos através de consulta única com método de escuta efetiva

Divulgação
Divulgação


Por amor, foi por esse sentimento que um grupo de 23 psicanalistas se reuniu para criar um projeto em meio à pandemia. Eles resolveram oferecer consultas gratuitas para pessoas que estão sofrendo com ansiedade, depressão, fobias e outras doenças em um momento tão delicado como a quarentena. “Nós queríamos oferecer uma ajuda emergencial em sessão única para as pessoas que precisam ser ouvidas e sem custo”, disse Leia Santana, psicanalista clínica e voluntária da iniciativa.

O projeto “Psi com Amor” nasceu há três meses e já atendeu mais de 230 pessoas. Os atendimentos são virtuais de segunda a sexta-feira, durante o dia e a noite. Os interessados devem agendar consultas através do site da organização. As sessões não são contínuas, mas de escuta efetiva. “Os profissionais acolhem os pacientes e as queixas apresentadas, orientando os interessados para uma nova percepção de vida e busca de novos caminhos, através do aconselhamento e auto-conhecimento”, explica o projeto nas redes sociais.

“Nós temos atendimento adultos e para menores de idade com psicanalistas formadas em análise infantil. O atendimento é feito através de chamadas de vídeo, de forma única com duração de 30 a 45 minutos”, explica Leia. Ela ainda contou que a principal queixa dos pacientes durante a pandemia é a ansiedade. "A ansiedade atinge 71% dos nossos pacientes, mas também há pacientes com insegurança, incerteza em relação ao futuro, estresse, conflitos atuais e antigos, depressão, baixo auto estima, síndrome do pânico, entre outros". 

Apesar de ter nascido em São José dos Campos, o projeto é sem fronteiras e já atendeu mais de 13 estados brasileiros e alguns países. “A devolutiva dos nossos pacientes tem sido muito positiva! A cada termino de atendimento, o paciente finaliza com um sorriso, com a sensação de ser ouvido e compreendido”, diz a psicanalista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Caroline Corrêa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.