Jetta 1.4 TSI tem motor turbo com 150 cv
Pedro Ivo Prates/Meon
Na briga de sedãs médios, o VW Jetta tem parcela pequena no mercado nacional. Mas a situação pode mudar: o novo Jetta 1.4 TSI vem agora com o mesmo motor do Golf, consagrado hatch da marca alemã. O propulsor é um caso à parte: desenvolve 150 cv e entrega 25,5 mkgf a 1.500 rpm e aposenta de vez o velho 2.0 flex aspirado (120 cv). Ou seja, é uma delícia de guiar. O único pecado é ainda não ser flex.
Mesmo não tendo um design tão atraente como a nova geração do Honda Civic ou a tradição do Toyota Corolla, o Jetta é um sedã que deve dar trabalho no segmento, ao lado do recém estilizado Chevrolet Cruze (também equipado com motor turbo 1.4).
Partindo de R$ 87.390 mil na versão inicial, o novo Jetta é um carro sóbrio no estilo mas confortável, estável e seguro. A nova motorização ainda traz um bônus para quem gosta de desempenho: o motor é sensacional e casa bem com o câmbio Tiptronic de 6 velocidades. A caixa anterior de dupla embreagem – DSG – é mais moderna e rápida, apesar de algumas reclamações sobre ruídos metálicos. Mas a mudança não alterou tanto o ótimo funcionamento do conjunto.
A versão testada pelo Portal Meon - Trendline - tem acabamento simples e poucos acessórios. Porém, o prazer de dirigir está presente a todo instante. O desempenho surpreende desde os giros mais baixos. A engenharia da VW fez um trabalho excelente no motor e o tornou ultraeficiente.
Consumo e desempenho
O novo propulsor impressiona também pelo baixo consumo de combustível. A 110 km/h, na estrada, o sedã superou os 15 km/l, segundo dados do computador de bordo.
A versão manual faz médias de 11,3 km/l (cidade), 13,9 km/l (estrada) e 12,3 km/l (ciclo misto), enquanto a automática roda 10,4 km/l, 13,8 km/l e 11,7 km/l, na mesma ordem.
De acordo com a VW, o carro faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge máxima de 203 km/h.
Preço
O Trendline 1.4 agora parte de R$ 81.990 (com câmbio manual) e R$ 87.390 (automático). A versão intermediária Comfortline começa em R$ 93.990 e chega a R$ 103.990,00.
Concorrentes Líderes disparados, Toyota Corolla e Honda Civic estão na dianteira no ranking de vendas da categoria. Quem já mostra a que veio é a nova geração do Chevrolet Cruze, que teve boas vendas desde o lançamento. O Jetta desponta como uma opção vantajosa nesse disputado segmento, já que tem atributos que podem fazer diferença no momento da escolha pelo consumidor.
Ficha Técnica
Volkswagen Jetta Trendline 1.4 TSI Automático
Preço: R$ 87.390
Motor: 1.4 litro, 16 válvulas, injeção direta, duplo comando variável, turbo, gasolina
Potência: 150 cv entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm
Câmbio: Automático sequencial Tiptronic, seis marchas
Direção: Assistência elétrica progressiva; tração dianteira
Suspensão: Dianteira independente McPherson, traseira independente por braços múltiplos
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus: 225/55 R16
Dimensões: 4,67 metros (comprimento), 1,78 m (largura), 1,47 m (altura) e 2,65 m (entre-eixos)
Peso (ordem de marcha): 1.298 kg
Tanque de combustível: 55 litros
Capacidade do porta-malas: 510 litros
Garantia: 3 anos
Desempenho
Aceleração 0-100 km/h: 8,6 segundos
Velocidade máxima: 203 km/h
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.