Por Henrique Macedo Em RMVale

VW Jetta vem com tudo com novo motor 1.4 TSI turbo

Sedã anda mais, gasta menos e encara Corolla, Civic e Cruze

 

carro_1_3

Jetta 1.4 TSI tem motor turbo com 150 cv

Pedro Ivo Prates/Meon

 Na briga de sedãs médios, o VW Jetta tem parcela pequena no mercado nacional. Mas a situação pode mudar: o novo Jetta 1.4 TSI vem agora com o mesmo motor do Golf, consagrado hatch da marca alemã. O propulsor é um caso à parte: desenvolve 150 cv e entrega 25,5 mkgf a 1.500 rpm e aposenta de vez o velho 2.0 flex aspirado (120 cv). Ou seja, é uma delícia de guiar. O único pecado é ainda não ser flex.

Mesmo não tendo um design tão atraente como a nova geração do Honda Civic ou a tradição do Toyota Corolla, o Jetta é um sedã que deve dar trabalho no segmento, ao lado do recém estilizado Chevrolet Cruze (também equipado com motor turbo 1.4).

Partindo de R$ 87.390 mil na versão inicial, o novo Jetta é um carro sóbrio no estilo mas confortável, estável e seguro. A nova motorização ainda traz um bônus para quem gosta de desempenho: o motor é sensacional e casa bem com o câmbio Tiptronic de 6 velocidades. A caixa anterior de dupla embreagem – DSG – é mais moderna e rápida, apesar de algumas reclamações sobre ruídos metálicos. Mas a mudança não alterou tanto o ótimo funcionamento do conjunto.

A versão testada pelo Portal Meon - Trendline - tem acabamento simples e poucos acessórios. Porém, o prazer de dirigir está presente a todo instante. O desempenho surpreende desde os giros mais baixos. A engenharia da VW fez um trabalho excelente no motor e o tornou ultraeficiente.

Consumo e desempenho
O novo propulsor impressiona também pelo baixo consumo de combustível. A 110 km/h, na estrada, o sedã superou os 15 km/l, segundo dados do computador de bordo.

A versão manual faz médias de 11,3 km/l (cidade), 13,9 km/l (estrada) e 12,3 km/l (ciclo misto), enquanto a automática roda 10,4 km/l, 13,8 km/l e 11,7 km/l, na mesma ordem.

De acordo com a VW, o carro faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge máxima de 203 km/h.

Preço
O Trendline 1.4 agora parte de R$ 81.990 (com câmbio manual) e R$ 87.390 (automático). A versão intermediária Comfortline começa em R$ 93.990 e chega a R$ 103.990,00.

Concorrentes Líderes disparados, Toyota Corolla e Honda Civic estão na dianteira no ranking de vendas da categoria. Quem já mostra a que veio é a nova geração do Chevrolet Cruze, que teve boas vendas desde o lançamento. O Jetta desponta como uma opção vantajosa nesse disputado segmento, já que tem atributos que podem fazer diferença no momento da escolha pelo consumidor.

Ficha Técnica

Volkswagen Jetta Trendline 1.4 TSI Automático

Preço: R$ 87.390

Motor: 1.4 litro, 16 válvulas, injeção direta, duplo comando variável, turbo, gasolina

Potência: 150 cv entre 4.500 e 5.500 rpm

Torque: 25,5 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm

Câmbio: Automático sequencial Tiptronic, seis marchas

Direção: Assistência elétrica progressiva; tração dianteira

Suspensão: Dianteira independente McPherson, traseira independente por braços múltiplos

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus: 225/55 R16

Dimensões: 4,67 metros (comprimento), 1,78 m (largura), 1,47 m (altura) e 2,65 m (entre-eixos)

Peso (ordem de marcha): 1.298 kg

Tanque de combustível: 55 litros

Capacidade do porta-malas: 510 litros

Garantia: 3 anos

Desempenho

Aceleração 0-100 km/h: 8,6 segundos

Velocidade máxima: 203 km/h

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Henrique Macedo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.