Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Werneck: 'É preciso percepção e dinamismo para garantir segurança'

Secretário de Defesa do Cidadão de São José fala sobre o trabalho na Pasta

2015_secretaria_defesa_cidadao_sjc_sergio_augusto_werneck_almeida_divulgacao_adenirbritto_pmsjc

Secretário de Defesa do Cidadão de São José fala sobre o trabalho na Pasta

Adenir Britto/PMSJC

Sérgio Augusto Werneck de Almeida, 62 anos, é formado em Direito pela Univap, servidor de carreira da Prefeitura de São José dos Campos desde 1975 e já atuou em secretarias como Fazenda e Administração. Foi chefe da Vigilância Municipal, atual Guarda Civil Municipal e também implantou o Procon, onde trabalhou por 26 anos e foi diretor entre 2003 e 2013.

No 'Fala Aí' de hoje, você vai saber um pouco mais do que pensa o atual secretário de Defesa do Cidadão de São José - Werneck assumiu o posto em fevereiro deste ano - e sobre qual a maior dificuldade à frente da Secretaria.

Tanto no Procon, como na Secretaria, o senhor trabalha com a defesa do cidadão. Mas qual a principal diferença na sua atuação em ambos?
Trabalhar com defesa do cidadão já faz parte da minha vida, tendo em vista que antes de atuar no Procon, trabalhei no Setor de Abastecimento da Prefeitura Municipal, nos anos 1970 e 1980. Naquele período, conseguimos implantar o Ceasa em São José dos Campos, que é até hoje um centro regional de hortifrutigranjeiros. E como esse tipo de produto, naquela época, não era comercializado em supermercados, pudemos também instalar várias feiras livres, mini-feiras e varejões na cidade, com valores tabelados dos produtos, exatamente para forçar a baixa do preço. Estas medidas equilibraram a oferta de produtos e permitiram o acesso a estes alimentos básicos às pessoas mais carentes. Por outro lado, houve o surgimento de um mercado consolidado, o que acabou incrementando a produção de hortifrutigranjeiros no município.

Qual a maior dificuldade da Secretaria?
Não que seja uma dificuldade, mas como a Secretaria de Defesa do Cidadão inclui diferentes formas de ação em proteção às pessoas, é preciso percepção e muito dinamismo para conciliar e dar celeridade a todas estas coisas, no dia a dia, e realizar um trabalho eficaz e que, de fato, garanta a segurança e os direitos de cada munícipe da nossa cidade.

Na semana passada, novos guardas foram convocados para a Guarda Municipal. Ainda há candidatos do último concurso que podem ser chamados? Se não, há previsão/necessidade de um novo concurso?
Não há mais candidatos do último concurso, realizado em 2011, a serem chamados. Por enquanto, não há previsão de abertura de novo concurso para contratação de guardas.

Está na pauta do Congresso Nacional a discussão sobre a diminuição da maioridade penal. O senhor é a favor ou contra e por quê?
Minha opinião é que não é possível continuar como está. É necessário estudar uma mudança que promova a menor participação de menores de idade nas ocorrências de delitos penais. Agora, como isso vai acontecer e se a solução é a redução da maioridade penal, cabe um amplo estudo técnico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.