vale do paraiba

Suzano impulsiona empreendedorismo feminino

Empresa fortalece geração de renda no interior de São Paulo

Escrito por Rubens Baracho

19 NOV 2025 - 15H00

Divulgação/Assessoria

O fortalecimento do empreendedorismo feminino é um caminho para ampliar renda e promover desenvolvimento sustentável. Atenta a esse potencial transformador, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, tem ampliado sua atuação social nas regiões onde está presente, apoiando iniciativas que estimulam a participação de mulheres na geração de renda e na gestão de seus próprios negócios.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Por meio de parcerias com organizações locais, prefeituras e instituições, a companhia apoia iniciativas que promovem capacitação, geração de renda e autonomia para mulheres em diferentes regiões do interior de São Paulo. Essas ações reforçam o compromisso da Suzano com sua meta de contribuir para retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030 e evidenciam a importância do relacionamento com comunidades locais e do desenvolvimento do território.

De acordo com o Relatório Técnico de Empreendedorismo Feminino 2024 do Sebrae, as mulheres representam 34% dos empreendedores do Brasil, mais de 10,3 milhões de brasileiras à frente de seus próprios negócios. Essa participação tende a crescer nos próximos anos: segundo o Monitor Global de Empreendedorismo 2023, 54,6% dos brasileiros que planejam empreender até 2026 são mulheres. Nesse contexto, iniciativas como as apoiadas pela Suzano fundamentais para o fortalecimento da autonomia feminina.

“O avanço do empreendedorismo feminino reforça a importância de ações que gerem oportunidades reais de transformação social. Na Suzano, acreditamos que apoiar mulheres empreendedoras é essencial para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Ao fomentar a capacitação e inclusão produtiva, fortalecemos autonomia e renda, impulsionando também o progresso das famílias e comunidades. Esse é um exemplo concreto de como colocamos em prática nosso direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo”, afirma Joana Mamedes, coordenadora de Relacionamento Social da Suzano.

Iniciativas que transformam realidades

A Suzano tem fortalecido o empreendedorismo feminino em diferentes comunidades por meio de projetos que unem capacitação, geração de renda e valorização cultural. Entre as iniciativas apoiadas está o projeto Cerâmica Vargem do Tanque, desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC), que incentiva a produção artesanal em argila na cidade de Cunha (SP). O projeto oferece formação técnica e empreendedora para jovens e adultos(as), fortalecendo a economia local e beneficiando 70 pessoas, sendo 23 participantes diretos(as) do grupo, a maioria mulheres.

A ceramista Bruna Letícia de Souza Vieira participa do projeto desde 2017 e destaca o impacto da iniciativa em sua trajetória. “Conhecer o projeto foi transformador para mim. Ele contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal e me abriu uma nova possibilidade de ajudar na renda familiar, especialmente porque, até então, quase não havia oportunidades de trabalho para mulheres em nossa região”, conta. “Hoje, o projeto vai muito além do aprendizado técnico, ele representa um espaço de troca, de amizade e de fortalecimento. Por meio da cerâmica, muitas mulheres passaram a ter sua própria renda, o que nos tornou mais autônomas e participativas dentro de casa e também na comunidade”, afirma ela, que participa da iniciativa juntamente com a mãe e a cunhada.

Outra história inspiradora é a da apicultora Vanilda Luciene de Faria Santos, participante do programa de Apicultura desde 2011, iniciativa da Suzano voltada ao fomento da apicultura sustentável. Moradora de Redenção da Serra (SP), ela integra a Cadeia Produtiva Local (CPL) do Mel do Vale do Paraíba e transformou a atividade em um negócio familiar. “Com o apoio do programa, recebemos capacitação e aprendemos a agregar valor ao nosso produto. Foi assim que surgiu o mel cremoso, que hoje é nosso grande diferencial. A partir daí, conquistamos estabilidade, conhecimento e um propósito maior: empreender com significado”, relata.

Hoje, ela e a família vivem exclusivamente da apicultura. Eles produzem nas fazendas da Suzano e têm a oportunidade de comercializar os produtos dentro da empresa, por meio do Espaço Sustentabilidade, iniciativa da Suzano que oferece a artesãos(as) e microempreendedores(as) locais a oportunidade de expor e comercializar seus produtos semanalmente na unidade da empresa em Jacareí e, pontualmente, em eventos corporativos.

“O programa mudou nossas vidas. Mas o mais especial foi aprender com a Suzano o valor de olhar para o outro. A ‘cestinha’ onde embalamos nossos produtos, por exemplo, é feita de bambu por uma mulher da zona rural, mãe de três crianças, que encontrou nessa parceria o sustento da sua família. Poder empreender e, ao mesmo tempo, fortalecer outras mulheres ao nosso redor é o que mais nos inspira”, conclui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em vale do paraiba

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.