O projeto ambiental Selva Viva, em Taubaté, acaba de celebrar um novo marco na conservação de grandes felinos brasileiros. A onça-pintada Zuri, resgatada e acolhida no espaço, deu à luz três filhotes — dois com pelagem escura, conhecidos popularmente como panteras negras, e um com a tradicional coloração caramelo.
Zuri vive em cativeiro com o companheiro Zulu, uma onça de pelagem melanística (preta). Esse é o segundo parto da fêmea em menos de um ano. Em janeiro, ela já havia dado à luz dois filhotes — um macho e uma fêmea — também com a pelagem escura.
As chamadas “panteras negras” não constituem uma espécie à parte, mas sim onças-pintadas ou outros grandes felinos com uma mutação genética rara, que causa o melanismo, ou seja, a coloração preta do pelo. Apesar da aparência, a tradicional padronagem das pintas ainda é visível sob determinadas luzes.
Um vídeo divulgado pelo projeto mostra os novos filhotes bocejando e sendo amamentados pela mãe em um canto da cabana onde vivem. Os pequenos foram batizados com nomes de personagens da Disney: Adam (de A Bela e a Fera), Raya (Raya e o Último Dragão) e Merida (Valente).
Por enquanto, os filhotes não estão em exposição ao público. De acordo com o Selva Viva, a visitação só será permitida quando eles estiverem mais fortes e adaptados ao ambiente, assim como aconteceu com os irmãos mais velhos, Naveen e Tiana, que puderam ser vistos pelos visitantes após completarem dois meses de vida.
O projeto, que integra o Programa Nacional de Conservação de Onças-Pintadas, destaca que o nascimento é considerado raro e de grande relevância científica, já que a espécie está ameaçada de extinção.
“Este segundo nascimento consagra o trabalho da equipe na reprodução de animais do Cerrado brasileiro, reforçando a importância da conservação da biodiversidade”, informou o Selva Viva em nota.
“Cada novo filhote representa um passo essencial na preservação da vida selvagem e no equilíbrio ecológico”, completou a equipe técnica.
O espaço ainda não divulgou a data exata do nascimento dos novos filhotes, mas o feito já é considerado um símbolo de esperança para a preservação da fauna brasileira.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Taubaté: Câmara realiza audiência pública sobre Revisão da Planta Genérica
Debate com munícipes pode decidir aumento de IPTU na cidade
São José dos Campos ativa equipes de zeladoria 24h no CSI
Iniciativa visa agilizar resposta a ocorrências urbanas
Hotel Urupema é implodido em São José dos Campos
Operação inédita contou com drones e 50 kg de explosivos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.