Regiao

São Sebastião é destaque no Brasil em avistamento de baleias

Município recebeu Prêmio Braztoa na categoria Gestão/Governança

Escrito por Meon

28 NOV 2023 - 14H25 (Atualizada em 28 NOV 2023 - 15H32)

Divulgação

Entre os fascínios da vida marinha, o avistamento de baleias é considerado uma das experiências mais emocionantes para o turista. Impossível não se render a gigantes do mar como as jubartes, que de maio a agosto passam pelo Litoral Norte em busca de águas mais quentes para se reproduzirem.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

A temporada deste ano terminou com o recorde de 740 baleias vistas no Canal de São Sebastião. E o melhor: uma atração turística cuja sustentabilidade acaba de ser atestada pela Braztoa, a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.

A Secretaria Municipal de Turismo de São Sebastião acaba de ganhar o Prêmio Braztoa na categoria Gestão/Governança pelos excelentes resultados conquistados na promoção da conservação marinha e do turismo sustentável ao adotar práticas responsáveis, incluir educação ambiental e firmar parcerias com entidades renomadas, como o Instituto Baleia Jubarte.

O avistamento de baleia é uma atividade turística relativamente recente em São Sebastião. Começou em 2018 quando, com os primeiros avistamentos de populares, a cidade iniciou estudos e tratativas com o Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia à Vista. E a atividade cresceu em número de animais observados, na importância enquanto atividade econômica e em sustentabilidade.

Na temporada 2023, a Secretaria de Turismo assinou termo de cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que incluiu a destinação de espaço para educação ambiental, exposição sobre cetáceos e informações de avistamento em funcionamento o ano todo no Centro de Informações Turísticas, o CIT, da Rua da Praia.

Uma das ações para despertar o interesse do turista a voltar na próxima temporada de avistamento de baleias foi a inauguração de uma escultura de cauda de baleia de 4 metros de envergadura e 2,5 metros de altura em frente do CIT. “Quem nos visitar e ver a exposição em qualquer período do ano, provavelmente vai querer voltar na temporada de avistamento de 2024. E o mais importante: de maneira responsável e sustentável”, acrescenta Adriana.

Regras

Na temporada de avistamento de baleias, os turistas saem ao mar do centro de São Sebastião, do píer da Rua da Praia, em embarcações previamente cadastradas e com toda tripulação capacitada para cumprir todas as normas de avistagem, que determina como proceder na aproximação de cetáceos, e com a presença de um representante do Projeto Baleia Jubarte para uma palestra de conhecimento.

Há regras como o máximo de duas embarcações por cada grupo de baleias, limite de aproximação de 100 metros dos animais, motor no neutro e permanecer no local por no máximo meia hora. Ainda em 2023, a Secretaria de Turismo realizou campanha com pescadores e workshop de desmalhe de baleias, dentro outras ações visando a preservação ambiental.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Regiao

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...