Por Meon Em Bananal

Bananal promove ecoturismo e encontro com o passado da região

Destino ideal para passeio em qualquer época do ano, Bananal possui uma rica diversidade que inclui história e natureza exuberante

Estância Turística, a cidade está localizada ao pé da Serra da Bocaina e já foi uma das mais ricas do país. Fundada em 1783, o município teve seu auge na metade do século dezenove quando foi responsável pela metade da produção nacional de café, chegando a ter sua própria moeda local.

Bananal oferece aos visitantes atrativos que preservam o seu passado, com conjunto arquitetônico tombado pelo CONDEPHAAT, formado por diversas fazendas abertas a visitação, que são exemplo da arquitetura colonial em estilo Neo Clássico.

Um de seus grandes destaques em história e arquitetura é a Fazenda dos Coqueiros, inaugurada em 1855, que conta com diversas curiosidades como a antiga senzala, o lavador de café e o banheiro típico da época.

Aos apaixonados pelo turismo de aventura, a cidade conta com atrativos, como morros para saltar de asa delta e prática de voo livre e rapel, cachoeiras com piscinas naturais de águas claras e fundo de areia branca.

Declarada pela Unesco como patrimônio da humanidade, a estação ecológica está a apenas 25 quilômetros do centro histórico. Com uma área de 884 hectares, o local abriga remanescentes da Mata Atlântica e animais ameaçados de extinção como o sagui da serra escuro, a onça parda, o cachorro do mato e aves como o gavião pega macaco, o gavião pomba, a aratinga, o jacu e o inhambu-açu.

Selecionamos os principais atrativos em Bananal que podem transformar a viagem à cidade em um passeio inesquecível de um encontro do passado e o presente. 

Alambique Fazenda Resgatinho

Para quem gosta dos produtos originados da cana-de açúcar, o local possui fabricação artesanal de cachaça, licores, rapadura e melado. A cana é plantada, colhida e trabalhada no próprio atrativo.

alambique_bananal

 Cemitério da Santa Casa

Localizada nos fundos do antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia, a atração conta com imponentes túmulos de mármore de Carrara de personagens que fizeram história nos tempos áureos do café, como barões, comendadores e nobres do ciclo do café.

cemiterio_bananal

Chafariz

Um dos lugares mais frequentados pela população, a atração foi inaugurada em 1880 com a finalidade de fornecimento de água para as casas do Centro Histórico.

chafariz_bananal

Estação Ecológica de Bananal

Para quem gosta de interagir com a natureza, o espaço é uma Unidade de Conservação e oferece ao visitante 884 hectares, localizados na Serra da Bocaína. Destaque para as trilhas ecológicas onde é possível conhecer remanescentes de Mata Atlântica.

estacao_ecologica_1

Solar Aguiar Valim

Considerado o edifício de maior importância para a cidade, foi construído no século XIX. Tombado pelo CONDEPHAAT, o imponente imóvel apresenta características neoclássicas, como as portas principais em arco pleno.

solar_aguiar_valim_bananal

Solar dos Guimarães – Sobrado da Dona Laurinha

Considerada uma das edificações mais antigas da cidade, é datada de 1817 e tombada pelo patrimônio histórico. Destaque aos detalhes da arquitetura árabe como as janelas e portas lavradas à mão, sacadas com piso de cobre e muxarabiê.

solar_dos_guimaraes

Estação Ferroviária

Considerado um dos maiores acervos históricos da cidade, a atração foi inaugurada em 1889 e foi a única construção metálica com estruturas de chapas de aço da América Latina, na época.

estacao_ferroviaria_4

Fazenda dos Coqueiros

A centenária atração remete o visitante ao passado. Construída em 1855, ainda preserva objetos importantes que fizeram parte da história da cidade, como a antiga senzala, o lavador de café, banheiro típico da época, entre outros.

fazenda_dos_coqueiros

Fazenda Independência

A Fazenda foi fundada em 1813 e conta com várias passagens históricas importantes como a libertação dos escravos e a independência do Brasil. Seus antigos donos foram ilustres e divulgadores da cultura literária e por ali passaram famosos como Casemiro de Abreu e o Presidente Washington Luiz. Hoje abriga um belíssimo solar onde toda sua história pode ser apreciada.

fazenda_independencia

Fazenda Loanda

A suntuosa atração construída no período áureo do café, no século XIX. Preserva detalhes da arquitetura neoclássica, que replica as construções europeias da época. O local remete o visitante ao passado.

fazenda_loanda

Fazenda Três Barras

A belíssima e requintada fazenda histórica iniciou sua trajetória no ano de 1813. Muitos fatos importantes passaram por ali, durante o seu próspero desenvolvimento. Vale conferir o local que chegou a hospedar D. Pedro I durante sua ida ao Ipiranga, para proclamar a Independência do Brasil.

fazenda_tres_barras

Hotel Fazenda Boa Vista

A antiga fazenda construída no século XVIII, representa um dos principais patrimônios históricos com requinte arquitetônico que preserva detalhes da época. Hoje o belíssimo hotel fazenda, pertenceu no passado ao Barão da Boa Vista, que na época era um dos mais poderosos do império na região.

hotel_fazenda_boa_vista_2

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus do Livramento

Um dos cartões-postais da cidade, a atração foi construída em 1811 em estilo colonial. Vale conferir os detalhes internos de arte sacra em madeira, representando os doze apóstolos. Destaque para a arquitetura simples de sua fachada.

igreja_matriz_senhor_bom_jesus_do_livramento_bananal

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Passeio ideal para quem gosta de turismo religioso. Construída no século XIX, a atração era utilizada para a celebração de missas para os escravos. Destaque da arquitetura e decoração da época.

igreja_nossa_senhora_do_rosario

Recanto da Cachoeira

A atração fica localizada em local privilegiado, aos pés da serra do Turvo e é diversão garantida para toda a família. Oferece total infraestrutura com playground, quadra de futebol, lanchonete, quiosques e o principal destaque, a belíssima cachoeira.

recanto_da_cachoeira_bananal

Santa Casa de Misericórdia

Passeio para quem gosta de história. A atração conta com imóvel construído em 1851. Destaque para a estrutura arquitetônica com características neoclássicas, pátio interno e janelas em arco pleno.

santa_casa_de_misericordia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Bananal

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.