Por Meon Em RMVale

Após acidente em Angra, confira dicas para um passeio seguro de lancha

Exigir habilitação e documentos da embarcação é fundamental

vidaa

Dicas de prevenção a acidentes com embarcações 

Divulgação/ Marinha do Brasil 

Quatro pessoas foram vítimas de um acidente com lancha na sexta-feira (30), em Angra dos Reis. Duas delas morreram, e as outras duas passaram por cirurgia. De acordo com as investigações da Polícia Civil, a lancha estaria com problemas mecânicos no motor.

Esse acidente trouxe à tona questionamentos sobre como é importante averiguar a situação mecânica de lanchas e embarcações antes de serem alugadas para passeios.

Para o delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, Wagner Goulart de Souza, a principal dica é sempre checar se o condutor possui a CHA (Carteira de Habilitação do Amador), documento indispensável.

Leia Mais'Estamos juntando os cacos para seguir em frente', diz marido de vítima do acidente em Angra dos ReisVítima de acidente com lancha em Angra dos Reis é enterrada em São José Lancha fica destruída após incêndio no Porto Saco da Ribeira em Ubatuba

“Na hora de alugar uma lancha, as empresas normalmente, mandam um funcionário para conduzir a embarcação, nesse caso é de extrema importância exijir CHA. Sem essa habilitação, o condutor não está preparado. Aí a sugestão é de cancelar o passeio”, diz o comandante.

Além da verificação da CHA é necessário, que seja averiguada a situação dos documentos da embarcação. De acordo com o comandante, eles precisam estar em dia.

“É importante verificar a todos os documentos da embarcação, se tudo está em dia. Os dados podem ser consultados por telefone, na Delegacia da Capitania, ou pelo título de inscrição da embarcação, que possui todos os dados, inclusive validades”.

Cada município possui um ordenamento da praia, onde são acrescentadas raias de segurança para limitar o embarque e desembarque de passageiros de lanchas e outras embarcações. O comandante reforça que as lanchas não podem trafegar a menos de 200 metros da praia para a segurança dos banhistas, além de velocidade a baixo de 4 nós, que equivale a menos de 8km/h

“As lanchas não podem trafegar a menos de 200 metros da praia. Não pode haver interferências entre banhistas e embarcações”, finaliza o comandante.

vida

Dicas de prevenção e valor a vida da Marinha

Divulgação/Marinha do Brasil 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.