Por João Pedro Teles Em RMVale

Câmara aprova mudança que diminui tempo para análise de projetos

Alteração no regimento permite votações 'vapt-vupt' no plenário

camara_5

Sessão durou mais de cinco horas

Divulgação

Câmara de São José aprovou, na sessão desta quinta-feira  (16) o projeto que altera o regimento da Casa e diminui o prazo regimental de análise das comissões em projetos futuros.

Enviado pela mesa diretora, o projeto foi aprovado com cinco votos contrários (confira abaixo como votou cada vereador).

A medida aumenta as chances das votações às pressas, principalmente nos projetos mais espinhosos como o aumento da Taxa de Lixo.

"Eu terei apenas três dias para analisar o Plano Diretor? Isso é deixar o Legislativo refém. Essa casa sempre foi participativa e um espaço de análise e discussão dos projetos", afirma a vereadora Amélia Naomi  (PT).

O presidente da Câmara,  Juvenil Silvério (PSDB) usou o tempo de tribuna para defender o projeto.

"Assumi com o compromisso de rever o regimento.  Temos oito comissões nessa Casa e muitas não se reúnem para analisar projetos", diz

Tribuna livre fica

O projeto foi aprovado com um total de cinco emendas. Uma delas, estabelece que a tribuna livre não será retirada do regimento.

As emendas foram sugeridas antes da votação. Depois disso, a sessão precisou ser suspensa por 90 minutos até que, às 23h30, houvesse a votação.

Tensão na tribuna

O vereador Valdir Alvarenga  (SD) usou a tribuna por duas vezes para atacar a medida.

"Os vereadores querem ficar de joelhos para o executivo. Isso é um retrocesso de anos para esta casa", disse.

Lino Bispo (PR) pediu uma parte, que não foi concedida por Alvarenga. Foi o que bastou para que o vereador do PR também tomasse a tribuna para atacar o parlamentar.

"Isso não é justo se fazer.  Esta tribuna não é lugar para demagogia. Estamos muito certos do que estamos fazendo nesta Casa".

Votaram a favor: Fernando Petiti  (PSDB), Juvenil Silvério  (PSDB), Dulce Rita (PSDB), Sérgio Camargo (PSDB), Esdras Andrade (SD), Walter Hayashi (PSDB), Marcão da Academia (PTB), Maninho Cem Por Cento (PTB), Renata Paiva (PSD), Calasans Camargo  (PRP), Robertinho da Padaria (PPS), Lino Bispo (PR), Dr. Elton (PMDB), Rogério Cyborg (PV).

Votaram contra: Amélia Naomi (PT), Wagner Balieiro  (PT), Juliana Fraga  (PT), Valdir Alvarenga (SD), Roberto do Eleven (PRB).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.