Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Comissão de Ética aprova abertura de processo contra Maninho

Parecer foi aprovado por 3 votos a 1 em reunião a portas fechadas

A Comissão de Ética da Câmara de São José dos Campos aprovou parecer na manhã desta quarta-feira (7) recomendando a abertura de processo contra o vereador Maninho Cem Por Cento (PTB) por quebra de decoro parlamentar e improbidade administrativa.

O parlamentar é acusado de usar um de seus assessores de gabinete para atividades particulares --o funcionário ficaria, durante o horário de expediente na Câmara, em um balcão de anúncios do jornal que Maninho publica na zona leste da cidade.

Leia MaisComissão de Ética recebe duas representações contra ManinhoEm depoimento, Maninho nega ter usado assessor para uso particular

O parecer foi elaborado pela Comissão de Ética durante reunião a portas fechadas.

O Meon apurou que, dos cinco membros, três votaram a favor da abertura do processo: o relator do caso, Sérgio Camargo (PSDB), além de José Dimas (PSDB) e Wagner Balieiro (PT). O único voto contrário foi de Marcão da Academia (PTB), colega de partido de Maninho. O presidente da comissão, Lino Bispo (PR), só votaria se houvesse empate, o que não foi o caso.

Agora, o parecer será encaminhado ao presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB), que submeterá o tema aos demais vereadores. Caso ele seja aprovado pela maioria dos parlamentares, o processo contra Maninho será aberto. A medida pode resultar na cassação do mandato do vereador.

Sigilo

Os membros da Comissão de Ética deixaram a reunião sem falar sobre detalhes da votação.

“O relatório recomenda que seja investigada [a denúncia] para termos clareza do que foi colocado na imprensa e até para o vereador ter a condição de provar a sua inocência. Foi esse o encaminhamento trazido no relatório”, disse Lino Bispo.

"Ele [Maninho] apenas foi ouvido em uma reunião anterior. Defesa ele vai apresentar se a Câmara acatar o parecer da Comissão de Ética. Aí, sim, entra em processo de investigação. Mas o plenário da Câmara é soberano e pode acatar ou não", acrescentou.

Se o parecer for aprovado pelo plenário da Câmara, o caso volta para a Comissão de Ética, dando início às investigações (com coleta de provas e depoimentos). 

"Acompanhamos o voto do relator. Agora o processo vai para o plenário, que decidirá se acata ou não o parecer. Se for aprovado, a Comissão de Ética terá um prazo para reunir provas e tomar uma posição", disse Wagner Balieiro.

Maninho foi procurado pela reportagem por telefone e no seu gabinete, mas não foi localizado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.