Por Meon Em RMVale

Bosque com 430 árvores no centro de São José vai virar estacionamento

Empresa iniciou a derrubada do bosque sob protesto de moradores

Bosque com 430 árvores no centro de São José vai virar estacionamento (Tânia Campelo/Meon)

Bosque pode virar estacionamento de prédio; moradores protestam

Nelben Azevedo/Arquivo Pessoal

A construtora Marcondes Cesar iniciou o corte de 430 árvores, 274 delas nativas da Mata Atlântica, em uma área na Vila Betânia, região central de São José dos Campos. A empresa pretende transformar o local em estacionamento para um empreendimento que será construído no local.

A remoção das árvores foi autorizada pela Cetesb, mas o corte foi suspenso por ordem da prefeitura, que aponta problemas com a documentação exigida para execução da obra.

Questão deve ser discutida pelo Comam em reunião    na próxima semana

O bosque, com cerca de 8,4 mil metros quadrados fica na avenida Tívoli. No último dia 26 de fevereiro, os moradores da região foram surpreendidos com o barulho das motosserras derrubando as árvores.

“Em 2011, uma outra construtora já havia tentado derrubar essas árvores para construir uns predinhos, mas a comunidade conseguiu impedir e ela acabou vendendo a área. Dessa vez, fomos surpreendidos com o pessoal já trabalhando no local”, disse o empresário Nelben Santos de Azevedo, que mora no local.

Na última sexta-feira (2), Azevedo entrou com uma representação na Promotoria do Meio Ambiente na tentativa de impedir a derrubada das árvores. O embargo foi determinado pela prefeitura na terça-feira após reclamações da comunidade. No entanto, o motivo não foi a derrubada das árvores e sim problemas na documentação exigida para concessão do alvará de construção. A administração exige da Marcondes Cesar um documento emitido pela Aeronáutica, que precisa dar aval ao empreendimento por estar localizado em uma área de proteção de voo.

O presidente do Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Lincoln Delgado, disse que essa questão deve ser discutida pelos conselheiros em uma reunião que já estava agendada para o dia 14 de março. No encontro, o grupo deve avaliar os relatórios de impacto ambiental da obra e o programa de compensação ambiental.

Mas Lincoln Delgado adianta que a proteção da área verde localizada na avenida Tívoli não é competência do município, e sim do Estado. Isto porque o agrupamento de árvores na Tívoli é considerada um dossel contínuo --um tipo de vegetação que tem como característica o encontro das copas das árvores que, em uma imagem aérea, forma uma grande faixa verde.

Leia MaisVereador de Taubaté compara peça infantil gay com intervenção no RioApós temporal, previsão aponta novas pancadas de chuva em São JoséTerceiro suspeito de matar professor a facadas é preso em Caçapava

“A gente pode até debater, a gente pode colocar um fato político da importância daquele fragmento mas, por uma questão legal, a autorização, ou não, para supressão das árvores não cabe ao município”, disse Delgado.

Outro Lado

A construtora Marcondes Cesar foi contatada pelo Meon, mas a empresa informou que não iria se manifestar sobre o assunto.

Na placa instalada no acesso à área verde identifica a empresa Fênix Ltda, que pertence ao grupo Marcondes Cesar, como responsável pelos trabalhos no local. Além de informar a supressão de 274 árvores adultas nativas e 156 árvores exóticas, a placa informa que haverá compensação ambiental por meio do plantio de 2.740 mudas de espécies nativas e conservação das mesmas por, no mínimo, 36 meses.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.