Por Meon Em RMVale

Duas famílias deixam casas após cratera se abrir em rua na zona sul de São José

Em 2011, uma cratera também se abriu no mesmo local e ‘engoliu’ um carro e um trator

cratera_zona_sul_jefferson_santos

Prefeitura afirma que o afundamento de via aconteceu devido a um vazamento na rede de esgoto

Jefferson Santos/Meon

Duas famílias estão hospedadas no Hotel Plaza depois de o asfalto ceder e uma cratera abrir na Praça Antônio Moreira, no bairro Jardim Imperial, na zona sul de São José dos Campos. Essa é a segunda vez que uma cratera se abre no mesmo local.

Técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da Prefeitura estiveram na área para avaliar e identificar uma solução para o problema. A cratera tem 7 metros de profundidade aproximadamente, onde passa uma rede coletora de esgoto e pluvial. Ainda não se sabe a origem do problema. 

André Henrique reside no local desde 2010 e estava em sua casa no momento em que o asfalto cedeu. “Foi por volta das 18h, assim que a chuva parou. Ouvi um estalo muito alto e quando saí aqui fora o buraco já tava lá, no mesmo lugar onde aconteceu da última vez”, conta.

Leia MaisChuva forte abre cratera e causa quedas de árvores na zona sul de São JoséChuva prejudica abastecimento de água em IlhabelaPancada de chuva isolada atinge região sul de São José dos Campos

Em 2011, uma cratera com a mesma proporção se abriu na via. Na época, segundo os moradores, o problema foi causado por um vazamento na tubulação de água da Prefeitura. Ainda segundo a população, a administração levou dois anos para fazer os reparos. Na ocasião, um carro e uma máquina retroescavadeira que realizava o serviço também foram engolidos pelo buraco.

Na época, o imóvel de Adriano Marques foi interditado pela Defesa Civil e, pela segunda vez, o motoboy, esposa e filho, precisaram deixar a residência por tempo indeterminado. “Tivemos que sair da casa por volta das 23h. É horrível passar por essa situação, estou totalmente perdido e os meus imóveis ainda estão lá dentro com a minha casa totalmente desprotegida”, relata.  

No momento do incidente Stênio James estacionava o seu caminhão em frente à sua casa que também foi interditada, e conta como foi a cena. “Eu estava desligando o meu caminhão e quando vi o chão já estava cedendo, foi muito rápido e assustador. Na hora eu até fiquei sem reação”, disse.

A vizinhança está preocupada com o buraco e teme que ele possa se expandir.  “O pessoal da Prefeitura disse que todo o asfalto no entorno da cratera está oco e se chover a fenda pode aumentar e pegar o outro lado da rua, prejudicando outras casas”, disse uma morada que preferiu não se identificar.

Famílias contestam hospedagem

Ambas as famílias estão descontentes com a hospedagem oferecida pela Sabesp. As duas famílias dizem que os quartos são pequenos e dispõem apenas de camas para solteiro.

“Tenho um filho com autismo, ele não se adapta em qualquer ambiente e, pelo espaço ser pequeno, tivemos que revezar para conseguir dormir. A gente até precisou trocar de quarto”, disse Itamar da Silva, esposa do caminhoneiro.

Outro lado

 Por meio de nota a Prefeitura destacou que "No Jardim Imperial houve afundamento de via devido a vazamento na rede de esgoto" e que por isso houve a necessidade em interditar as duas casas, mas que as famílias foram encaminhadas para hoteis por conta da concessionária. 

A Sabesp, contudo, disse que ainda foi possível detectar a origem por causa da dificuldade de chegar na galaria de água pluvial, que fica a aproximadamente 14 metros de profundidade. A companhia atrelou o problema com a chuva que ocorreu na tarde dessa segunda-feira. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.