Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Falso médico que atuava na Santa Casa de Jacareí é foragido da Justiça

Israel Souza Mendes aplicou o mesmo golpe em Santa Fé do Sul em 2010

israel_falso_medico

Falso médico desapareceu após denúncia em Jacareí

Reprodução

Um falso médico fraudou documentos e conseguiu enganar, durante dois meses, a direção da Santa Casa de Jacareí, unidade onde chegou a atender no pronto-socorro.

Conhecido por Eric pelos colegas e pacientes, o estelionatário na verdade se chama Israel Souza de Menezes, tem 42 anos e já foi preso em flagrante por exercício ilegal da profissão na cidade de Santa Fé do Sul, em São Paulo, em 2010.

O falso médico havia utilizado um CRM e diploma falsos, mas que constavam como ativos no registro de medicina.

De acordo com o cardiologista José Claudio, da Santa Casa de Jacareí, o falso médico procurou a direção da casa no mês de maio, pedindo para dar plantão no setor de pronto-socorro.

“O direcionaram para falar com o colaborador responsável pela escala médica. Em uma semana ele já estava com todos os documentos. Diploma, identidade, comprovante de residência e CRM. Fizemos uma pesquisa e deu CRM ativo. Então ele começou o plantão em meados de junho. Depois disso foram dois meses sem queixas. Ele atendia as ocorrências classificadas como baixo risco”, afirma.

A farsa começou a ser desmascarada em setembro, quando um funcionário procurou a administração do hospital para alertar sobre a possibilidade de se tratar de um estelionatário.

Leia MaisIncêndio destrói mais de mil campos de futebol na Serra da BocainaVale Music Fest aumenta efetivo de seguranças após casos de furtos Advogado de 66 anos é preso por abusar de adolescente em São José

“A denúncia desse médico aconteceu por volta das 14h. Lá pelas 15h o falso médico simplesmente desapareceu. Disse que o filho estava com algumas complicações e sumiu do plantão”, diz o cardiologista.

Na bolsa de Israel, uma das enfermeiras encontrou várias identidades diferentes. Foi aí que a equipe realizou o boletim de ocorrência e descobriu-se uma extensa ficha criminal.

Investigação

O delegado que investiga o caso, José Gonzaga, afirma que, apesar do falso médico estar foragido, ele já foi identificado e um inquérito será aberto para investigar o caso.

Por nota, a prefeitura de Jacareí afirmou que já denunciou o falso médico ao CRM e notificou a empresa terceirizada que é responsável pela contratação dos médicos do pronto-socorro.

Já o Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) também enviou nota afirmando que abriu sindicância para apurar o caso e que Israel Souza já responde processo ético-profissional.

“O Cremesp, por competência legal, pode agir somente em relação a médicos devidamente inscritos e habilitados. Quando informado, formalmente, sobre a possibilidade de atuação de falsos médicos, instaura sindicância para apurar eventual conivência de profissionais com o exercício ilegal da Medicina”, conclui a nota.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.