Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Funcionários dos Correios entram em greve por garantia de benefícios

Sindicato aguarda que empresa apresente novas propostas após paralisação

Trabalhadores do Correios entram em greve na RMVale - Divulgação/Sintect - 20/09

Trabalhadores durante assembleia que definiu o início da greve, nesta quarta (20)

Divulgação/Sintect-VP

Os funcionários dos Correios decidem por início da greve durante assembleia nas unidades das cidades da RMVale, na manhã desta quarta-feira (20), por garantia dos direitos e salários. Não há previsão para retorno das atividades

Segundo o Sintect-VP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos do Vale do Paraíba e Litoral Norte), cerca de 80% dos serviços estão paralisados motivados pelo interesse da empresa em retirar atuais benefícios.

Leia MaisJustiça determina que Correios implante porta-giratória até 2018Terceira agência dos Correios é assaltada na região nos últimos 15 diasMovimento LGBT de São José reage à decisão que trata homossexualidade como doença

“Estamos desde o dia 8 de agosto tentando iniciar a negociação do reajuste salarial da categoria, mas eles nos atenderam somente no dia 12 de setembro. E a empresa já tinha uma pauta pronta onde retirava benefícios, como uma cobrança fixa e maior do que já pagamos”, diz Moisés Lima, presidente do sindicato na região.

Em abril deste ano, os trabalhadores dos Correios já haviam realizado uma greve geral, reivindicando na época a realização de novos concursos e novas contratações, buscando barrar o projeto de privatização da empresa e o impasse sobre o plano de saúde, que segue como pauta na atual paralisação.

“O salário dos Correios é o menor entre outras categorias e se torna viável apenas por termos alguns benefícios, como o adicional noturno, o vale extra e o plano de saúde, que desde o ano passado eles tentam mudar. Se a empresa não pretende avançar e só retirar, não tem outra alternativa a não ter a paralisação”, afirma o presidente.

Durante toda a manhã, com início das atividades em diferentes unidades, os representantes dos sindicatos devem apresentar a situação aos funcionários e convidar para aderirem a greve.

“Somos mais de 1.300 trabalhadores, começamos a greve pelo Centro de Tratamento de Entrega e Encomenda, em São José, com adesão de 80% da equipe. Mas espero que com esse cenário de retirada de direitos todos participem da paralisação para que os Correios comece a apresentar uma proposta acima do atual ou que permanece o que já temos”, conclui Moisés Lima.

Outro lado

Os Correios se manifestaram por meio de uma nota oficial, enviada às 13h15 ao Meon. Confira abaixo a nota na íntegra:

"A paralisação parcial, iniciada nesta quarta-feira (20) por alguns sindicatos da categoria, não afeta os serviços de atendimento dos Correios. Até o momento, todas as agências, inclusive nas regiões que aderiram ao movimento paredista, estão abertas e todos os serviços estão disponíveis.

Nesses locais, a empresa já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população. Os Correios informam que o movimento está concentrado na área de distribuição — levantamento parcial realizado na manhã de hoje mostra que 93,17% do efetivo total dos Correios no Brasil estão presentes e trabalhando — o que corresponde a 101.161 empregados, número apurado por meio de sistema eletrônico de presença.

Em São Paulo Interior, 93,3% do efetivo estão presentes e trabalhando – o que corresponde a 10.388 empregados.

Negociação — As negociações com os sindicatos que não aderiram à paralisação ainda estão sendo realizadas esta semana. Os Correios continuam dispostos a negociar e dialogar com as representações dos trabalhadores na busca de soluções que o momento exige e considera a greve um ato precipitado que desqualifica o processo de negociação e prejudica todo o esforço realizado durante este ano para retomar a qualidade e os resultados financeiros da empresa."

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.