Por Meon Em RMVale

Inpe lança novo sistema para monitoramento e alerta de queimada

2017 deve bater recorde de registro de focos de incêndio no Brasil

Queimada - Divulgação Inpe/ Arquivo Meon

Incêndio registrado em mata; novo sistema vai melhorar combate e prevenção

Divulgação Inpe/ Arquivo Meon



O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, apresenta nesta sexta-feira (15) o TerraMA2Q, uma nova ferramenta para análise e alerta de queimadas. A inovação está na plataforma computacional que permite a cada usuário “programar” o sistema de acordo com suas necessidades, melhorando o combate aos incêndios florestais.

O novo sistema será apresentado em workshop que vai reunir técnicos e gestores ambientais de todo o Brasil 

No Brasil, em 2017, já foram registradas pelo Inpe 2.000 detecções a mais do que em 2004, quando os satélites captaram 270.295 focos – recorde de uma série de dados orbitais iniciada em 1998. E os números continuam a subir.

Segundo o Inpe, a detecção sistemática de focos de calor realizada pelo Inpe é pioneira e a mais completa desenvolvida no mundo.

“Desde a década de 1980 são aprimoradas as tecnologias para o monitoramento de queimadas por meio de imagens de satélites, que é particularmente útil em regiões remotas sem meios intensivos de acompanhamento, condição que representa a situação geral do Brasil”, diz Alberto Setzer, coordenador do Programa Queimadas do Inpe, em nota divulgada pela assessoria do Instituto.

O TerraMA2Q leva a tecnologia para mais perto do combate ao fogo. “Esta nova plataforma permitirá regionalizar a tomada de decisão em salas de situações e comitês estaduais que terão autonomia para criar seus próprios modelos de análise, com base na experiência do Inpe”, disse Eymar Lopes, coordenador do TerraMA2Q, também por meio da assessoria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.